BENEFICIÁRIOS DO ICS TEM TRÊS CENTROS DE REFERÊNCIA EM ORTOPEDIA

 

Esta é mais uma iniciativa do ICS, que comprova o compromisso do Instituto comainovação e a qualidade dos serviços que disponibiliza aos seus beneficiários.

Com a implantação dos Centros de Referência em Ortopedia, no Hospital Cruz Vermelha, Hospital São Vicente e Hospital Vita BR, o ICS inicia uma nova fase na assistência em ortopedia disponibilizada aos seus beneficiários.

Nos três Hospitais, uma equipe médica altamente capacitada , apoiada em equipamentos de última geração e contando com instalações adequadas, estará disponível para proporcionar aos beneficiários do ICS excelência e integralidade na atenção.

Hospital Cruz Vermelha

Agendamento através da Central de Atendimento do Hospital: 3017-5343, 3017-5345, 3017-5346 e 3017-5318

 

Hospital São Vicente

Agendamentoatravés da Central de Atendimento da Ortopedia Geral: 3111-3100 / 3111-3000

Hospital Vita BR 116

Agendamentoatravés da Central de Atendimento da Ortopedia Geral:3315-1882 / 3315-1791 ou no portal do ICS, consultas, www.ics.curitiba.gov.br


 

COMO FUNCIONARÃO ESTES CENTROS DE REFERÊNCIA

Os Centros de Referência farão parte de uma linha de cuidado em ortopedia, pensada e organizada pelo ICS, para garantir ao seu usuário, o pleno atendimento às suas necessidades na área de Ortopedia.

A inovação contida no conceito de linha de cuidado é expressa no seu próprio nome.

Uma linha de cuidado deve ser como um itinerário, previamente preparado, para permitir que o seu usuário tenha, através dela, trânsito facilitado (fluxos), que lhe permita alcançar todos os serviços(consultas, exames, terapias, etc.) de que necessita para obter a cura ou o controlede seu problema de saúde.

Uma linha de cuidado é diferente de um simples sistema de referência e contra referência, apesar de incluí-lo também. Ela difere principalmente porque prevê o estabelecimento de vínculo e compromisso dos profissionais de saúde para com o paciente e a adoção de protocolos e fluxos pactuados de forma a permitir melhores resultados nos processos de trabalho.


 

COMO VOCÊ PODERÁ UTILIZAR ESSA LINHA DE CUIDADO

Beneficiário com Doença ortopédica diagnosticada:

O beneficiário que já tem diagnóstico de doença do aparelho locomotor, e que julgue estar sendo insuficientemente atendido, poderá agendar uma consulta eletiva inicial, em ortopedia, em um dos três Centros de Referência.

Beneficiário sem doença ortopédica diagnosticada:

O beneficiário sem diagnóstico firmado, que suspeite necessitar de tratamento ortopédico, terá seu atendimento melhor conduzido e, inicialmente, consultar um médico Clínico Geral ou generalista/PSF (ou pediatra, se criança) para que este médico confirme seu diagnóstico, assim como a necessidade do atendimento pelo ortopedista.

Importante lembrar que a ortopedia é uma especialidade cirúrgica, devendo ser buscada apenas quando existe a perspectiva de correção cirúrgicada doença osteo-articular da qual o paciente é portador.

Doenças do aparelho locomotor (coluna, articulação em geral, tendões, etc), que não tem indicação para tratamento cirúrgico, podem ser melhor tratadas por médicos clínicos gerais, , pediatras, reumatologistas, ou outros especialistas, de conformidade com o diagnóstico estabelecido. Por essa razão, é importante que, antesde agendar sua consulta com o ortopedista o paciente busque a orientação do médico Clínico Geral, do generalista/PSF ou do pediatra de sua confiança.

Emergências Ortopédicas:

A grande maioria das emergências ortopédicassão decorrentes de traumas, causados por acidentes em geral, quedas, torções, etc, que resultam em fraturas, entorses, distensões, etc.

Essas situações agudas, requerem atendimento em caráter de emergência, e somente podem ser adequadamente tratadas em locais estruturados para a realização de todos os procedimentos necessários, com a agilidade e eficiência.

Os três Centros de Referência em Ortopedia do ICS dispõem desses serviços, caracterizados como Pronto Atendimento em Ortopedia. Esses PA’s, que funcionam ininterruptamente, deverão ser procurados, nas situações de emergência ortopédica, sem a necessidade de agendamento ou autorização prévia do ICS.

Preserve a capacidade dessas unidades, de atender com presteza e eficácia, buscando oatendimento, exclusivamente, nas situações de real emergência.