EVITE O PRONTO-SOCORRO E O PRONTO ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES QUE NÃO SEJAM DE RISCO DE MORTE, TRAUMAS OU CASOS AGUDOS

CIEM-emergencia1Para que os prestadores do ICS possam melhorar sua capacidade de atendimento, como em Hospitais e Centros Médicos, estes vêm incentivando que os pacientes dêem preferência às consultas eletivas, ou seja, agendadas. Para eles, o pronto socorro ou o pronto atendimento nem sempre é o local indicado para atender os casos que lá, chegam.

Fazer agendamento antes de tentar a procura direta, para casos que não se caracterizem como de urgência e emergência, é uma forma inteligente de o paciente cuidar do próprio bem-estar, pois evita superlotações e o desconforto da espera, além de deixar este tipo de serviço para casos que realmente necessitem de atendimento rápido.

Saiba o tipo de local que você deve procurar:

• Situações que coloquem em risco a vida ou possam causar danos definitivos à saúde (acidentes de trânsito e de trabalho, fraturas, hemorragias, picadas de animais peçonhentos, dor torácica, dificuldades respiratórias severas) devem ser atendidas em pronto socorro ou pronto atendimento de hospitais.

• Doenças crônicas, com sinais e sintomas que durem semanas ou meses devem ser atendidas em ambulatórios eletivos (consulta pré-agendada).