29 DE AGOSTO — DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

Foto Palestra TabagismoNo dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Além disso, o tabagismo é considerado um dos principais fatores de risco para desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como, por exemplo, neoplasias e doenças respiratórias crônicas, além de agravar o quadro clínico de outras doenças.

Curitiba é a capital brasileira com maior prevalência de tabagismo, de acordo com Vigitel (2016) 14% dos curitibanos são fumantes.

Pensando nisso, o ICS está comprometido em melhorar esse índice em nossos beneficiários, para tal, hoje realizamos uma Palestra sobre Tabagismo para nossos beneficiários e dependentes com a Psicóloga do NAS, Michelli Duje, e Médico coordenador do NAS, Wanderley H. Kowalski.

Para o Dr. Wanderley H. Kowalski “é muito importante diminuirmos a incidência de tabagistas, a melhora no organismo acontece em poucas horas após encerrar o hábito. Além de melhorar a qualidade de vida e aumentar a expectativa de vida.”

Além disso, ofertamos grupos para parar de fumar. O próximo grupo tem início no dia 11 de setembro e serão 06 encontros, além de consulta com médico pneumologista. Os interessados deverão fazer inscrição via telefone (3330-6059), via e-mail (nasics@ics.curitiba.pr.gov.br) ou ainda presencialmente no NAS (subsolo sala 13, ao lado do Pronto Atendimento).