ICS ENCERRA CAMPANHA OUTUBRO ROSA COM PALESTRA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA E COLO DE ÚTERO

Outubro Rosa ICSO Instituto Curitiba de Saúde (ICS) encerrou esta semana as ações da Campanha Outubro Rosa com a realização de palestra no Centro de Saúde sobre prevenção e tratamento ao câncer de mama e colo de útero, com a Dra. Giovana Romano, médica cirurgiã plástica e o Dr. Roaldo Erich Meissner, médico ginecologista.

Ao longo do mês, o instituto realizou diversas ações em prol da campanha, como mutirão de reconstrução mamária com as pacientes que passaram por tratamento oncológico,  ampliação da ações preventivas no setor de ginecologia e o lançamento do projeto Núcleo Integrado de Atenção à Mama. Os servidores também aderiram à campanha, usando vestimentas e laços na cor do movimento.

O ICS ampliou o corpo clínico do Centro de Saúde com a contratação de um médico oncológico mastologista, que passará a atuar em conjunto com a cirurgia plástica. A iniciativa possibilitará que as mulheres em tratamento de neoplasia mamária realizem em uma única cirurgia a retirada do câncer e a reconstrução da mama.

Apesar da campanha Outubro Rosa estar chegando ao fim, a conscientização, o cuidado com a saúde da mulher acontecem durante o ano todo, porque a prevenção é sempre o melhor remédio.  A Dra. Giovana alertou que quanto mais cedo é feito o diagnóstico do câncer de mama, maiores são as chances de cura e menores são as sequelas para a saúde da paciente.  E para que isso aconteça, deve-se realizar o acompanhamento com médico ginecologista e fazer sempre que indicado a mamografia, pois é o exame responsável pela detecção precoce do tumor.

O Dr. Roaldo também lembrou da importância da coleta do preventivo (papanicolau). O exame é a principal estratégia para detectar lesões pré-cancerosas e fazer o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.