ICS realiza serviço de teleassistência para beneficiários idosos

Médico do Centro de Saúde do ICS. Na imagem: Dr. Diogo Drevenowski, pneumologista.

Desde segunda-feira (06/04), os beneficiários com idade acima de 80 anos têm recebido ligações do ICS de cuidado e atenção à saúde. A medida visa estimular o isolamento domiciliar dos idosos, que representam o principal grupo de risco da pandemia do coronavírus, e evitar que interrompam seus tratamentos.

O serviço de teleassistência é realizado por médicos do Centro de Saúde, que fazem contato com os beneficiários todos os dias, das 8h às 17h.

Por telefone, o profissional faz um monitoramento geral do quadro de saúde do paciente e repassa orientações sobre os cuidados durante o isolamento social.

Portadores de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, são questionados sobre o uso de medicações contínuas. Se necessário, o médico faz a prescrição do medicamento e verifica a possibilidade de um responsável ou familiar para retirar a receita.

A preocupação vai além dos cuidados com a saúde. Durante atendimento, o médico tira dúvidas e conversa com o paciente sobre temas como higiene, alimentação, atividade física e saúde mental, visando tranquilizar e contribuir para o bem-estar dos idosos.

Em apenas três dias, mais de 500 ligações foram realizadas.

Na primeira fase do serviço do novo serviço foram priorizados os idosos acima de 80 anos, na sequência os profissionais passarão para outras faixas etárias, de 70 e 60 anos.

Coronavírus