Consultas na rede credenciada do ICS voltam a ter coparticipação

Depois de quase um ano sem a cobrança da coparticipação em consultas eletivas, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) voltará a aplicar o desconto em folha de pagamento aos beneficiários vinculados ao plano de saúde. A medida será adotada a partir da próxima segunda-feira (1/3) e será válida nos atendimentos em toda a rede credenciada.

A coparticipação consiste em parte do custo do serviço (30%) e é paga pelo beneficiário. O plano de saúde cobre 70% do valor em consultas, exames, atendimentos ambulatoriais e emergenciais nas unidades credenciadas.

A volta da coparticipação garante a sustentabilidade do plano de saúde que beneficia mais de 77 mil pessoas, entre servidores municipais de Curitiba e seus dependentes.

A suspensão da coparticipação foi adotada no fim de março de 2020, fase inicial da pandemia pelo novo coronavírus em Curitiba, quando as consultas eletivas de especialidades médicas ofertadas no Centro de Saúde ficaram suspensas temporariamente.

Para que os beneficiários não ficassem prejudicados com a interrupção do serviço, já que nos atendimentos no Centro de Saúde não há cobrança de coparticipação, houve isenção do pagamento na rede credenciada.

Desde agosto de 2020, o atendimento vem sendo retomado gradativamente no Centro de Saúde do ICS, mas os beneficiários continuavam contando com a isenção. Atualmente, cerca de 75% dos profissionais de saúde do ICS estão em atividade.

Acesso ao ICS

Para evitar a transmissão da covid-19, medidas de prevenção foram adotadas pelo ICS, de acordo com o protocolo sanitário da Secretaria Municipal da Saúde.

Para que não haja aglomerações de beneficiários e colaboradores, os intervalos entre as consultas ficaram maiores. O acesso é exclusivo pela Rua Santo Antônio, 400, no bairro Rebouças. Na entrada é feita a aferição da temperatura.

É obrigatório o uso de máscara dentro do ICS e está proibida a entrada de acompanhantes, exceto para as pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

Nas consultas pediátricas agendadas, a criança poderá ingressar no Centro de Saúde acompanhada de um adulto.

A recomendação aos pacientes sintomáticos, com febre, sintomas respiratórios (falta de ar, tosse, coriza, dor de garganta e perda de paladar ou olfato) e/ou distúrbios gastrointestinais (náuseas, vômito e diarreia), pessoas com covid-19 ou contato com pessoa confirmada, em isolamento para tratamento é para que reagendem sua consulta e, se necessário, busquem hospitais de pronto-atendimento na rede credenciada.

Mais informações

Para mais informações sobre o atendimento do plano de saúde para o coronavírus, basta ligar para 3330-6043, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 17 horas.

Já o teleatendimento funciona todos os dias, das 6 horas às 22 horas, pelo telefone 3131-6100.

Coparticipação