obstetraHoje (12/04) é comemorado o Dia do Obstetra e nada melhor que parabenizar estes profissionais que conhecem a jornada esperançosa da geração de uma vida para a mulher.

O ICS conta com excelentes profissionais para realizar o acompanhamento dedicado da saúde no pré e pós parto. Eles escutam a batida do coração, verificam o sexo do bebê e trabalham para que, a mãe e filho estejam o mais saudáveis possível.

Em entrevista, o Dr. Maurício do Valle Sabóia, médico Ginecologista Obstetra há 34 anos, formado na Universidade Estadual de Londrina – UEL, com residência médica no Hospital de Clínicas da UFPR e  obstetra do ICS há 27 anos,  relata um pouco sobre a experiência desta responsável profissão:

Pergunta – Qual o sentimento de estar ao lado e auxiliar uma gestante à trazer vida ao mundo?

Dr. Maurício – “O sentimento de estar ao lado de uma mulher que está dando a luz é indescritível, sabemos que é uma vida começando e o maior momento na vida do casal e participar deste momento nos dá sensação de realização profissional”.

Pergunta – Quais os procedimentos para garantir a proteção à mulher e ao bebê durante a gestação e parto?

Dr. Maurício – “Garantir todas as consultas de pré natal com os exames necessários, orientação nutricional, vacinas, etc. Acolher as gestantes e esclarecer suas dúvidas, dar-lhes segurança e garantir um hospital com estrutura adequada para o parto”.

Pergunta – Quais as orientações adotadas para um parto humanizado?

Dr. Maurício – “Parto humanizado pode ser normal ou cesárea, desde que a paciente possa realizar seus desejos em relação ao parto sem risco para ela e para o bebê. Resumindo parto humanizado é quando a gestante é acolhida e tratada com amor e compaixão”.

O ICS agradece e parabeniza os profissionais que trazem a vida ao mundo!