DM e DSLP 13.04-1Nesta sexta-feira (13) o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) organizou um encontro com os pacientes do programa PREVENCOR que tem diagnóstico de Diabetes e/ou Dislipidemia. No próximo dia 27 serão reunidos os participantes do PREVENCOR hipertensos.

A diabetes mellitus (DM) é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue. É uma doença hereditária, desencadeada por diversos fatores, sendo os mais importantes os maus hábitos alimentares, o sedentarismo e obesidade.

A presença de Diabetes Mellitus é cada vez mais frequente em nosso cotidiano. O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilo de vida pouco saudável são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes em todo o mundo.

Os sintomas mais frequentes da diabetes são: necessidade de urinar várias vezes ao dia, inclusive despertando à noite mais de uma vez para urinar, emagrecimento mesmo com a pessoa alimentando adequadamente, boca seca, formigamentos no corpo e muito cansaço.

Prevenção do diabetes

Está bem demonstrado hoje que indivíduos em alto risco (com tolerância à glicose diminuída, antecedentes familiares de diabetes) podem prevenir, ou ao menos retardar, o aparecimento do diabetes tipo 2, com  mudanças de estilo de vida. Essas mudanças visavam a redução de peso (5-10% do peso) e sua manutenção ao longo do tempo. Para atingir este objetivo, são necessárias algumas medidas, como uma alimentação saudável e prática regular de exercícios. Estes cuidados também são imprescindíveis aos portadores da diabetes, pois auxiliam muito no controle da doença

Para uma alimentação saudável é fundamental a ingestão de alimentos ricos em fibras e baixo teor calórico (frutas, verduras, legumes, entre outros), restrição energética moderada (redução de carboidratos), restrição de gorduras, especialmente as saturadas.

A prática regular de atividade física é indicada a todos os pacientes com risco de desenvolver a doença, como também nos pacientes com a doença instalada, pois, melhora o controle metabólico, reduz a necessidade de hipoglicemiantes, ajuda a promover o emagrecimento nos pacientes obesos, diminui os riscos de doença cardiovascular e melhora a qualidade de vida.