DÚVIDAS PRONTO ATENDIMENTODesde dezembro de 2017, os beneficiários do ICS contam com dois hospitais de referência para atendimento de urgência e emergência adulto sem cobrança de coparticipação. O convênio, assinado com o Hospital Nossa Senhora do Pilar e Irmandade Santa Casa de Curitiba, permitiu a ampliação do serviço de Pronto Atendimento do Centro de Saúde do ICS – conhecido como antigo PA.

O grande destaque desta parceria é a isenção do fator moderador para todos os procedimentos que eram anteriormente realizados no PA. Os servidores podem utilizar o serviço de urgência e emergência dos hospitais Pilar e Santa Casa sem se preocupar com descontos de coparticipação no contracheque.

A consulta de urgência e emergência adulto e os materiais e medicamentos administrados durante o período de permanência em sala de observação são totalmente cobertos pelo plano. Exames e demais procedimentos se enquadram nas normas de fator moderador.

O convênio também garantiu aos usuários assistência médica 24 horas e acesso a infraestrutura hospitalar, com todos os aparatos tecnológicos em saúde necessários para atendimento de casos de baixa, média e alta complexidade. O antigo PA funcionava apenas para atendimento ambulatorial de baixa gravidade e era restrito ao horário de funcionamento do Centro de Saúde.

Em quase um ano de implementação, os hospitais Pilar e Santa Casa já realizaram mais de 11 mil consultas, sendo 6 mil no hospital Pilar e 5 mil na Santa Casa de Curitiba. O montante dos atendimentos representa 22% do total de consultas em pronto atendimento clínico de toda a rede credenciada do ICS.

Centro de Especialidades

O prédio anexo ao Centro de Saúde, onde funcionava o antigo PA, foi transformado em um Centro de Especialidades. Atualmente o espaço é utilizado por profissionais do ICS para procedimentos ambulatoriais, administração de medicamentos e pequenos procedimentos cirúrgicos, atendendo algumas demandas dos beneficiários como a colocação de DIU, biópsias simples, curativo, retirada de pontos e cirurgias dermatológicas.