dia da doacao de orgaosO Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro, tem como objetivo conscientizar cada vez mais a população sobre a importância de ser um doador.

No Brasil, existem mais de 32 mil pessoas que aguardam pela doação de um órgão. O país ocupa o segundo lugar do mundo em número de transplantes de rim, segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), mas essa realidade poderia ser ainda melhor.

Apesar de ser referência mundial por possui o maior sistema público de transplantes do mundo, o Brasil ocupa a 33ª colocação quando se leva em consideração o tamanho da população.

Para ser um doador de órgãos, a pessoa deve manifestar seu desejo à família e pessoas mais próximas. No ano passado, 42% das famílias recusaram a doação de órgãos de seu parente que teve morte encefálica comprovada. Muitas vezes a família não fica sabendo do desejo do parente de doar os órgãos e perde-se a oportunidade de salvar vidas.

Por isso é de extrema importância conversar com os familiares e manifestar expressamente seu interesse em ser um doador de órgãos.