Foto Marco Lilas ICS 2019O Instituto Curitiba de Saúde convida as beneficiárias a participarem da campanha Março Lilás, que visa sensibilizar o público feminino para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

“O Março Lilás é voltado à prevenção do colo de útero. Nós, no ICS, vamos ampliar as ações para alcançar objetivos maiores: queremos que as nossas beneficiárias coloquem em dia o exame das mamas”, informa o diretor de Assistência à Saúde, dr. Omar Barghouthi.

Entre os cânceres mais frequentes na população feminina, o câncer de mama é responsável pela maior causa de morte entre as mulheres no mundo. “Percebemos que uma população alta não tem comparecido aos exames”, observa o Dr. Barghouthi. “O câncer de mama tem cura, se diagnosticado precocemente. Não podemos deixar nossas beneficiárias à própria sorte”.

As mulheres do plano de saúde, de 45 a 55 anos, que não realizaram o exame de mamografia nos dois últimos anos, serão incentivadas a fazer o exame de mamografia sem a cobrança de coparticipação. Após o resultado, as pacientes também devem passar por consulta ginecológica no Centro de Saúde do ICS para orientações e coleta do preventivo.

As pacientes poderão fazer o exame de mamografia digital bilateral com a isenção da coparticipação em uma das sete clínicas de imagem conveniadas participantes da campanha. Para isso, devem entrar em contato com o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) para retirar a guia de liberação. “Temos clínicas em diferentes regiões da cidade, o que vai facilitar para que as mulheres se desloquem e façam o exame”, explica o diretor do ICS.

A ação tem o objetivo de conscientizar estas mulheres sobre o cuidado com a saúde e estimular a adoção de medidas de prevenção. A detecção precoce do câncer possibilita uma maior chance de tratamento e cura da doença, por isso, a importância de realizar periodicamente o exame preventivo do câncer de colo de útero e a mamografia para rastreamento do câncer de mama.

Como vai funcionar

As beneficiárias do ICS, titular ou dependente, de 45 a 55 anos de idade, que não fizeram o exame de mamografia nos últimos dois anos (2017 e 2018) devem entrar em contato com o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), telefone 333-6088, para saber estão incluídas na campanha e retirar a guia de liberação do exame.

Depois que o exame ficar pronto, o NAS entrará em contato para agendar a consulta ginecológica para coleta do preventivo. Médicos ginecologistas designados para a campanha Março Lilás no ICS farão o atendimento exclusivo das pacientes.