53873368_843754662635275_6633117860963024896_nNesta segunda-feira (11/03) o ICS deu início à capacitação dos profissionais de saúde para atender casos de violência contra a mulher. O curso é organizado pela Diretoria de Assistência à Saúde e o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) e está sendo ministrado ao longo desta semana pelo dr. Marcos César Amaral Patruni, médico coloproctologista do ICS e médico-legista do Instituto Médico Legal do Paraná.

Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares vão passar pela capacitação para aprimorar técnicas e abordagens no atendimento de pacientes vítimas de violência. Durante o curso, o Dr. Patruni discorre sobre as políticas públicas de combate à violência contra a mulher, como a Lei Maria da Penha, e as orientações de procedimentos dos profissionais de saúde.

De acordo com o Dr. Patruni a equipe médica têm um papel fundamental para evitar a revitimização e garantir a privacidade. “Com a abordagem correta a vítima se sente acolhida, respeitada e tem mais segurança para relatar a violência e seguir com a denúncia.”

O principal objetivo da capacitação é instruir os colaboradores do Centro de Saúde quanto ao reconhecimento de pessoas que sofreram algum tipo de violência, oferecer um atendimento acolhedor e discreto, a importância da notificação da violência e os meios disponíveis para sua efetivação e encaminhamento do indivíduo para continuar sendo assistido pelos órgãos competentes de proteção.

Para o Diretor de Assistência à Saúde, Dr. Omar Barghouthi a violência está presente em nosso cotidiano, se manifestando de diversas formas, e acaba refletindo nos serviços de saúde. Esta situação constitui um enorme desafio para os profissionais devido à falta de informações, porém a atual gestão tem essa preocupação de que o atendimento dos casos de violência sejam bem conduzidos por toda a equipe.