Servidores incluem dependentes nos novos planos de saúde do ICS

Até o fim da manhã desta quarta-feira (3/4), cerca de 160 dependentes de servidores atendidos pelo Instituto Curitiba de Saúde (ICS) ingressaram no plano e agora poderão utilizar os serviços disponíveis – atendimento ambulatorial, hospitalar com obstetrícia e odontologia. Eles fazem parte dos novos planos de saúde do ICS, válidos desde segunda-feira (1/4).

Filho da professora Luciana Stelmak, Kaê Pietro Stelmak fez 18 anos na última semana. “No mesmo dia do aniversário, começaram a agendar o atendimento para os novos planos e eu marquei”, disse a mãe, servidora da Prefeitura há 25 anos. Ela vai pagar R$ 122 por mês para manter Kaê no plano. “Acho que vale a pena”, declarou.

Para ser atendido no ICS e fazer inclusão é necessário agendar pelo site http://www.ics.curitiba.org.br/adesao-plano-de-saude-ics/ O agendamento on-line é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o tempo máximo para concluir o processo é de 30 minutos. Se passar disso, o beneficiário terá que marcar um novo horário. “Atendemos apenas quem agendou horário”, explica o responsável pelo setor de carteira do plano de saúde, Rubens Nadolny.

Servidora há 19 anos, a técnica em enfermagem Mariane Dinah Holler também decidiu colocar o filho de 25 anos no plano. “É uma oportunidade. E dá mais segurança ter o plano porque a gente nunca sabe quando vai precisar. No último fim de semana, por exemplo, ele machucou o pé numa partida de futebol”, contou a mãe.

Equipe preparada

Para garantir o atendimento com agilidade, o ICS ampliou o número de funcionários e de estagiários. “Preparamos a equipe para que todos sejam atendidos no horário agendado”, diz Nadolny.

Para fazer a inclusão dos novos dependentes, o servidor titular do plano deve levar seus documentos e os das pessoas que pretende incluir, além de comprovante de residência e fotocópias de todos os documentos apresentados. O dependente que for incluído não precisa comparecer ao ICS na data agendada.

O valor correspondente a cada dependente incluído varia de acordo com a faixa etária, conforme regulamenta a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), vinculada ao Ministério da Saúde e responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil. As faixas etárias, de acordo com a ANS, são as seguintes: de 0 a 18 anos, 19 a 23 anos, 24 a 28 anos e 29 a 33 anos. 

No momento da inclusão o servidor paga a primeira parcela proporcionalmente ao número de dias do mês de abril. A partir do mês seguinte à inclusão, o pagamento será feito por meio de boleto que estará disponível pelo site do ICS.

O desconto de 3,9% no contracheque correspondente à cobertura do servidor e dos seus dependentes (cônjuges ou filhos menores de 18 anos) não muda. A Prefeitura segue contribuindo com o mesmo percentual a título de contribuição patronal para cada servidor.

O plano possui coparticipação de 30%, limitado a R$ 100,00 por procedimento.


Atendimento dos novos dependentes começa após prazo de carência

O atendimento dos dependentes nos serviços oferecidos pelo ICS deverá seguir os prazos de carência fixados pelo plano de saúde. Os casos de urgência e emergência, por exemplo, têm carência de 24 horas, as consultas têm 30 dias após a adesão, os exames de apoio e diagnóstico e procedimentos terapêuticos simples, 60 dias. Todos os prazos de carência são informados no ato da adesão.

Caso o dependente tenha plano de saúde em outra operadora, o servidor deverá apresentar a carta de aproveitamento de carência em nome do dependente, para análise e possível redução dos prazos de carência.

Plano Apartamento

Além do plano para os dependentes de 18 a 33 anos, o ICS também lançou o plano Servidor Apartamento. O padrão para todos os servidores era exclusivamente o plano Servidor Enfermaria (com dois leitos). A mudança de enfermaria para apartamento é opcional e pode ser estendida a um ou a todos os dependentes de cada servidor que participa do plano.

Quem quiser mais informações pode entrar em contato com o setor de Gestão de Carteira do ICS pelo telefone 3330-6134. O ICS funciona na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1.895, no bairro Rebouças.

Adesão novos planos
Classificado como: