Beneficiários do ICS contam com serviço de acupuntura sem custo adicional

Beneficiários do ICS contam com serviço de acupuntura no Centro de Saúde do Rebouças, sem custo adicional. Curitiba, 12/02/2020. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Servidores da Prefeitura de Curitiba e seus dependentes que sejam beneficiários do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) podem utilizar o serviço de acupuntura disponível no Centro de Saúde do ICS, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Rebouças. Quem receber o atendimento no Centro de Saúde não paga a coparticipação.

Na rede credenciada, que já tinha esse tipo de atendimento, o serviço continuará sendo oferecido normalmente. Porém, fora do ICS requer o pagamento de coparticipação como parte do custo do serviço para o plano de saúde.

Para agendar o atendimento no Centro de Saúde do ICS, o paciente deverá ser avaliado por um médico que considere adequado encaminhá-lo para esta terapia complementar.

“Os médicos compreendem que a acupuntura pode auxiliar os pacientes crônicos que não tenham evolução significativa. A técnica pode melhorar a qualidade de vida do beneficiário”, declara a fisioterapeuta Lizianne de Cassia Souza Dias, especialista em acupuntura contratada pelo ICS para a oferta do novo serviço do Setor de Fisioterapia.

Foi o ortopedista Bento Koehler que encaminhou a servidora aposentada Íria de Jesus Ferreira, de 64 anos, para a acupuntura para tratar a bursite no ombro. Ela começou a fazer as sessões nesta quarta-feira (12/2).

“Confesso que entrei com medo, mas foi tudo bem. Estou animada e confiante com o tratamento. Gostei muito do atendimento”, disse a paciente, logo depois da sessão. “Na primeira consulta, na semana passada, ela me perguntou muitas coisas sobre a minha saúde”, comentou Íria.

Como funciona

A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa. Utiliza agulhas que são inseridas na pele, de forma superficial, mas em pontos específicos (acupontos), que geram um estímulo físico capaz de acessar o sistema nervoso e trazer mudanças à saúde do paciente.

“Além do efeito energético, a acupuntura proporciona efeitos fisiológicos. Dependendo do ponto, pode ter ação anti-inflamatória, analgésica, ativar a imunidade, estimular diversos sistemas do organismo, como o respiratório, o digestório, o endócrino, o sistema nervoso, por exemplo”, explica Lizianne.

A acupuntura é indicada nos casos de dores agudas e crônicas, como enxaqueca, dores musculares e articulares. Também auxilia nos casos de insônia, controle da ansiedade, síndrome do pânico, estresse.

Lizianne acredita na eficácia do tratamento especialmente na prevenção de doenças, quando os sintomas começam a aparecer.

Sem agulhas também

Quase todos os atendimentos se estendem com o uso da auriculoterapia, técnica minimamente invasiva que faz os estímulos em pontos das orelhas, sem agulhas. São utilizadas sementes como as de mostarda fixadas na pele com micropore (geralmente usado em curativos). Cada ponto na orelha reflete uma parte do organismo.

Os pontos definidos pela profissional são aqueles que têm sensibilidade alterada e eles precisam ser pressionados durante alguns dias. “O tratamento não se limita ao consultório. O paciente leva o tratamento para casa”, diz Lizianne.

A especialista explica que a auriculoterapia também pode ser a opção quando a gestante está no início da gravidez, se o paciente é um bebê e a mãe prefere não utilizar as agulhas ou quando trata-se de idoso com desidratação.

Serviço

O serviço de acupuntura do ICS garante uma sessão por semana, ao longo de cinco semanas. Depois deste período, o paciente é reavaliado pela especialista e o tratamento poderá ter continuidade, caso ela considere adequado ao caso. Só depois da alta, o paciente retorna ao médico que o encaminhou.

O agendamento é feito pelo telefone 3131-6100, ou diretamente no setor de Atendimento ao Beneficiário, localizado no andar térreo do Centro de Saúde.

O serviço está disponível de segunda a sexta, das 7h às 13h, com sessões de duração média de 30 minutos.

Acupuntura