Beneficiário do ICS ganham exames sem coparticipação no mês do aniversário

Beneficiário do ICS ganha exames sem coparticipação no mês do seu aniversário. – Na imagem, clínico geral Alan Christian Niemies, médico de referência do Prevencor. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Quem é beneficiário do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de saúde dos servidores, e tem a partir de 45 anos de idade, tem compromisso no mês do aniversário, todos os anos. O ICS oferece a servidores e seus dependentes inscritos no plano a realização de exames preventivos sem a cobrança da coparticipação.

A iniciativa faz parte do Prevencor, programa desenvolvido pelo Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) para a prevenção de doenças que podem surgir de forma silenciosa.

Para participar, o beneficiário precisa apenas procurar uma das 13 unidades do Laboratório de Análises Clínicas A+, em Curitiba, que é parceiro do ICS nesta iniciativa. Antes, os beneficiários recebiam cartinhas no mês do aniversário ou uma ligação telefônica da equipe do NAS. A mudança facilita a participação dos servidores e dependentes beneficiários do ICS.

São liberados, no mês do aniversário, sem a coparticipação, exames de glicose, colesterol total, colesterol HDL, triglicerídeos e creatinina. Para fazer os exames é preciso estar em jejum de 12 horas.

“Não é necessário se inscrever para o programa. Basta informar, no laboratório, que os exames são para o Prevencor”, explica a presidente do ICS, Dora Pizzatto.

Depois de fazer os exames e retirar o resultado, o beneficiário deve entrar em contato com o NAS para agendar sua consulta com um dos médicos de referência do Prevencor. O telefone é 3330 6088.

O NAS fica no subsolo do ICS, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1.895, Rebouças.

Importante é prevenir

O médico de referência do programa do ICS, o clínico geral Alan Christian Niemies, explica que, ao fazer o diagnóstico precoce, o Prevencor trabalha na prevenção de doenças que podem surgir quando a idade avança.

São exames que fazem o rastreamento de doenças que muitas vezes não têm sintomas. “Fazemos o diagnóstico inicial de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, dislipidemia (elevação do colesterol ou de triglicerídios), obesidade e problemas renais. Quando identificamos algum paciente, ele é encaminhado para o tratamento adequado. Em alguns casos, pedimos outros exames”, declara Niemies.

Se necessário, o beneficiário é encaminhado para especialistas, como cardiologista, endocrinologista, nefrologista e nutricionista que atendem no Centro de Saúde do ICS.

Prevencor