ICS pede que beneficiários desmarquem consultas quando não puderem ir

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) alerta os beneficiários do plano de saúde para que comuniquem quando não puderem comparecer às consultas no Centro de Saúde agendadas por telefone ou pelo aplicativo do ICS.

Levantamento feito pelo ICS revelou que de janeiro a abril deste ano, o índice de ausências foi de 9,58%. Foram agendadas 58.900 consultas, mas em 5.643 delas, os pacientes não compareceram.

O assunto tem sido apresentado pelo instituto aos dirigentes dos sindicatos que têm participado das reuniões coordenadas pela Secretaria de Recursos Humanos.

“É importante que o beneficiário cancele, se não puder ir, para que outro paciente tenha a chance de marcar e nós não tenhamos o profissional ocioso. Quando alguém marca uma consulta e não comparece, isso prejudica outros beneficiários, que poderiam ter sido atendidos naquele horário”, diz o assessor jurídico do plano de saúde, Daniel Falcão.

Lembretes no celular

Do total de consultas agendadas neste ano, 30% delas foram marcadas pelo aplicativo. Quem faz o agendamento pelo aplicativo do ICS, recebe dois lembretes da consulta agendada. O primeiro é enviado 24 horas antes do horário da consulta. O segundo, três horas antes.

A recomendação é para que o cancelamento seja feito o quanto antes, mas mesmo quem avisa algumas horas antes do horário contribui para que outra pessoa seja beneficiada com a consulta.

O cancelamento pode ser feito por telefone ou pelo aplicativo, independentemente de como foi feito o agendamento.

O teleatendimento do ICS funciona pelo telefone 3131.6100, todos os dias, sempre das 6 horas às 22 horas. Já o horário de atendimento do Centro de Saúde é das 7 horas às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

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