Dia da natação

Nesta quinta-feira (08), é celebrado o Dia da Natação, data criada para incentivar e reforçar os benefícios da prática.

Considerado um dos esportes mais completos, a natação permite trabalhar diferentes partes do corpo e é indicada para todos os tipos de pessoas.

Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem praticar a atividade em qualquer fase da vida. Os benefícios são diversos, como desenvolvimento motor, fortalecimento da musculatura e aumento da capacidade respiratória.

Comprovadamente, crianças estimuladas desde cedo nesta prática esportiva desenvolvem menos doenças respiratórias no decorrer de suas vidas.

Na busca em criar hábitos positivos para a população com a modalidade, a Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) disponibiliza aulas gratuitas de natação e hidroginástica. Porém, com a pandemia as atividades aquáticas realizadas nas nove piscinas públicas espalhadas pela capital sofreram alterações.

O esporte olímpico, desenvolvido em quatro modalidades (livre, costas, peito e borboleta) também vem se destacando há décadas no Brasil com medalhistas como Cesar Ciello e Gustavo Borges.

Dia da Natação