Dia Internacional da Hemofilia

Neste sábado (17), Dia Internacional da Hemofilia, a data vem desmistificar as causas, sintomas e dificuldades das pessoas que convivem com a patologia.

O dia 17 de abril foi escolhido em homenagem ao aniversário do canadense Frank Shnabel, fundador da Federação Mundial de Hemofilia.

A hemofilia é uma patologia rara e na maioria das vezes hereditária e tem como principal característica a dificuldade de coagulação do sangue. Ela ocorre devido à falta ou diminuição de algumas proteínas no corpo humano, conhecidas como fatores. As pessoas com essas condições têm dificuldades de cessar sangramentos.

Com isso, acidentes domésticos simples, como pequenos cortes ou batidas do corpo em móveis, por exemplo, podem causar graves transtornos aos hemofílicos.

Existem dois tipos de hemofilia. A tipo “A” é a mais comum, cerca de 80% e representa a deficiência no fator VIII. A tipo “B” possui deficiência no fator IX. Os sangramentos são iguais nos dois tipos, porém a gravidade depende da quantidade de fator presente no plasma, que é o líquido que representa 55% do volume total do sangue.

Ainda sem cura, o tratamento básico para a hemofilia é a terapia de reposição de fator de coagulação, através de transfusões sanguíneas e também com o uso de medicamentos para melhorar a coagulação do sangue.

Dia Internacional da Hemofilia