Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia do Dentista relembram importância da higiene da boca

Dia do Dentista ICS

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Dentista. A data celebra o profissional dedicado à saúde da boca e visa conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal, pois no mesmo dia também comemora-se o Dia Nacional da Saúde Bucal.

Nossa boca é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Por isso, é importante manter uma boa higiene e ir ao dentista regularmente para diminuir o risco de desenvolvimento de problemas bucais.

Prevenção

A prevenção é a melhor forma de se evitar problemas bucais. Passos simples no dia a dia podem contribuir para manter sempre um sorriso saudável. Confira algumas dicas:

– Sempre escovar os dentes após as refeições e fazer uso de fio dental diariamente;

– Evitar o consumo excessivo de doces;

– Utilizar cremes dentais com flúor;

– Evitar o uso de dentaduras ou próteses mal ajustadas; 

– Evitar o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas;

– Ir ao dentista regularmente.

Atendimento Odontológico

Os beneficiários do plano de saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), têm garantia de atendimento odontológico. O serviço é incomum à maioria dos planos. “No ICS, o beneficiário não paga a mais por isso. É um diferencial importante”, analisa a presidente do ICS, Dora Pizzatto.

No Centro de Saúde, os beneficiários contam com consulta eletiva (com hora marcada) sem custo de coparticipação.
O serviço funciona 12 horas por dia e a equipe é formada por 26 cirurgiões-dentistas que atendem em três turnos, além dos auxiliares de saúde bucal, que acompanham todos os atendimentos.

Já a rede credenciada dispõe de 46 clínicas odontológicas conveniadas e atendimento de urgência e emergência 24 horas.

“O valor da coparticipação de uma consulta odontológica na rede credenciada é inferior a R$ 10”, esclarece o dr. João Américo, coordenador da Odontologia do ICS.

Ele recomenda que o paciente busque atendimento na rede credenciada se for uma necessidade urgente, quando a pessoa não conseguir agendar no Centro de Saúde. “Depois, se for possível e houver interesse, a pessoa pode dar continuidade ao tratamento no Centro de Saúde”, orienta o coordenador.

Como agendar o atendimento odontológico no Centro de Saúde

Pelo site http://www.ics.curitiba.pr.gov.br/sistemas/beneficiario/
Pelo aplicativo do ICS
Por telefone: 3131 6100 (de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h)
Se precisar falar com o acolhimento da odontologia, ligue 3330 6185 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h)

Dia do Dentista