ICS celebra 20 anos com homenagem aos funcionários mais antigos

Aniversário de 20 anos do ICS, com a presença da presidente Dora Pizzatto, a secretária da Saúde, Márcia Huçulak, e os vereadores Oscalino do Povo, Mauro Bobato e Julieta Reis. Curitiba, 11/07/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Uma cerimônia, na tarde desta quinta-feira (11/7), marcou os 20 anos do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e homenageou os  funcionários mais antigos do local. Não faltou bolo e brindes para celebrar a instituição que apresenta uma trajetória de dedicação e compromisso com a saúde e o bem-estar dos servidores municipais. 

“Além dos 20 anos, hoje festejamos os novos planos de saúde, um pedido antigo que agora, com o incentivo do prefeito Rafael Greca, conseguimos implantar”, disse Dora Pizzatto, presidente do ICS.

Desde abril, os servidores passaram a contar com novas opções de plano de saúde, com a possibilidade de adesão à acomodação em apartamento e inclusão de dependentes maiores de idade, incluindo filhos, genros, noras e netos.

O ICS presta assistência a 75.939 beneficiários – 38.409 titulares contribuintes e 37.530 dependentes. Os planos de saúde oferecem cobertura completa, com atendimento ambulatorial, hospitalar com obstetrícia e odontologia e ampla rede credenciada, formada por 31 hospitais, 147 clínicas médicas, 46 clínicas de odontologia, 67 laboratórios e 163 serviços especializados.

Homenageados

Nelson Luque, 72 anos, cuida da manutenção predial desde 1979 e ficou emocionado com a homenagem. “Vivo mais aqui do que em casa, todo dia eu penso em me aposentar, mas deixo para o dia seguinte e assim os anos vão passando”, disse Nelson.

Marisa Zeldan, 57 anos, também foi homenageada e conta que foram 39 anos de dedicação à instituição.

“Este foi o meu primeiro emprego e ter esse reconhecimento me deixa emocionada, me sinto acolhida”, disse Marisa Zeldan.

Também foram homenageados Hans Otto Kotze, o mais antigo funcionário, com 49 anos de serviço; Ana Carime Saad, 47 anos atuando como farmacêutica; e Arilene Terezinha Vieira, 38 anos anos de serviço público no ICS.

História

Em 8 de maio de 1955, foi criado o serviço de assistência médico, hospitalar e odontológica dos servidores públicos municipais. Na época, a pasta foi atribuída ao IPMC, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba.

Em 8 de julho de 1999 foi sancionada a Lei Municipal 9.626, que tirou do IPMC a dupla responsabilidade que vinha exercendo, e intitulou o Instituto Curitiba de Saúde para dar continuidade ao atendimento dos servidores municipais.

O ICS passou então a gerir integralmente os serviços de assistência à saúde e recebeu o propósito de estabelecer um novo modelo de gestão de saúde para o funcionalismo municipal.

Presenças

Também participaram do evento a secretária municipal da Saúde, Márcia Cecília Huçulak; o secretário municipal do Esporte Lazer e Juventude, Emilio Trautwein; os vereadores Julieta Reis, Mauro Bobato e Oscalino do Povo.

Representantes dos hospitais conveniados ao plano de saúde do ICS também estiveram presentes, o diretor executivo do Hospital Pilar, Rodrigo Milano; a diretora executiva de relacionamento do Instituto Neurológico de Curitiba – INC, Regina Ramina Montibeller; superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Rocha Lago; diretor geral da Santa Casa de Curitiba, Eduardo Bistratini Otoni e presidente do Hospital São Vicente – FUNEF, Charles London.

ICS 20 anos