ICS implanta Núcleo Interno de Qualidade

ICS implanta Núcleo Interno de Qualidade

Com a finalidade de elevar a qualidade da assistência à saúde dos servidores públicos municipais, o Instituto Curitiba de Saúde está implantando o Núcleo Interno de Qualidade (NIQ), que visa estabelecer requisitos de boas práticas fundamentadas na qualificação e humanização do atendimento.

Formado por uma equipe multiprofissional, o núcleo possui representantes da área médica, enfermagem, engenharia e administrativa. A equipe tem a função de identificar problemas relacionados a atenção à saúde e promover a integralidade da assistência.

A dra. Célia Burgardt, que faz parte do NIQ, ressalta que uma das atividades fundamentais do Núcleo está na organização dos fluxos internos.

“Desde julho, os procedimentos operacionais estão sendo padronizados e aprimorados, para que se reflitam positivamente no atendimento aos beneficiários.”

Entre as atividades desenvolvidas pelo núcleo, destacam-se as ações junto a rede de prestadores credenciados, para assegurar os cuidados necessários de segurança e diminuição de riscos.

Outro diferencial são as atividades voltadas para a segurança do paciente, tais como: a prevenção de infecções, administração segura de medicamentos,  prevenção de quedas, gerenciamento de resíduos, além de garantir as condições sanitárias do ambiente assistencial.

“A intenção é que este trabalho aconteça de forma integrada e sistemática, estabelecendo assim, um compromisso da melhoria contínua da assistência à saúde oferecida pelo ICS.” afirma Burgardt.

Núcleo de Qualidade