ICS lança novos planos de saúde para servidores e dependentes

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS), assinou nesta segunda-feira (25/03/19), com o prefeito Rafael Greca, o aditivo ao contrato que permitirá a oferta de novos planos de saúde para servidores municipais e filhos dependentes que tenham entre 18 e 33 anos. Com o lançamento, o ICS avança na ampliação dos planos de saúde e no atendimento de públicos que até então não eram contemplados.

“Com alegria entregamos esse projeto transformado em realidade”, disse Greca. Ele lembrou que o apreço da Prefeitura de Curitiba pelo funcionalismo passa por duas iniciativas. “A primeira, pela inclusão da previdência no orçamento municipal para proteger o IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba). Em segundo lugar, pela ampliação dos serviços do ICS voltados para os servidores”, disse o prefeito.

“Iniciamos uma nova era no ICS, que se torna um plano de saúde para o século 21″, disse a presidente do instituto, Dora Pizzatto, durante a cerimônia de assinatura. “Com essa opção, os dependentes nesta faixa etária podem continuar a ter acesso ao ICS, com cobertura completa dos serviços prestados”, explica. Atualmente, quando o filho dependente completa 18 anos, ele é desligado do plano. Cerca de mil jovens saem do ICS a cada ano.

Serão oferecidos atendimento ambulatorial, hospitalar com obstetrícia e odontologia com opcional de acomodação enfermaria e apartamento. A novidade deve beneficiar aproximadamente seis mil pessoas que poderão ingressar no plano de saúde, segundo cálculo do ICS.

Como vai funcionar

Atualmente, o servidor paga 3,9% pelo seu plano de saúde e o dos seus dependentes (cônjuges ou filhos menores de 18 anos), o mesmo percentual que a Prefeitura coloca como contribuição patronal para cada funcionário.

Com o lançamento do plano dependentes, o servidor poderá incluir filho(s) de 18 a 33 anos, e seu cônjuge, nora ou genro do servidor, e netos. Com a inclusão, o servidor pagará o valor correspondente a faixa etária do familiar. A Prefeitura não pagará pela inclusão. Neste caso, o servidor continuará tendo o desconto dos 3,9% no contracheque e receberá o boleto adicional com o valor a ser pago devido à inclusão do novo dependente.

O custo do novo plano vai variar de acordo com a faixa etária do dependente, conforme regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), vinculada ao Ministério da Saúde e responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil.

As faixas etárias são as seguintes: de 0 a 18 anos, 19 a 23 anos, 24 a 28 anos e 29 a 33 anos. O plano possui coparticipação de 30%, limitado a R$ 100 por procedimento.

Plano Servidor Apartamento

Outra importante alteração é que os servidores poderão optar pelo plano Servidor Apartamento, em substituição ao plano Servidor Enfermaria (com dois leitos), padrão adotado até agora. O novo plano Servidor Apartamento tem as mesmas características gerais de cobertura e atendimento e a adesão é opcional.

Esta é uma antiga reivindicação dos servidores, segundo o presidente da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba, Paulo da Graça Riquelme de Macedo. “Nós sempre brigamos por isso. O importante é que é um plano opcional”, observou.

A cobrança varia conforme a faixa etária. Neste caso, o valor será descontado no contracheque do servidor.

Entre os novos planos, o primeiro a ser lançado, no início deste ano, já beneficia os empregados que têm cargo de Agentes de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. Cerca de 700 pessoas já aderiram – entre titulares e dependentes. Semelhante ao plano Servidor Enfermaria, o desconto é de 3,9% sobre o salário base e demais vantagens, com a cobrança da coparticipação de 30% e sem mudança de preço por faixa etária.

Presenças

Participaram da assinatura dos novos planos do ICS o secretário de Recursos Humanos, Alexandre Jarschel de Oliveira, o presidente da Cohab, José Lupion Neto, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, os vereadores Julieta Reis, Oscalino do Povo e Jairo Marcelino, o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji Assahida, e o diretor-geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Rogério Donato Kampa.


 Adesão aos novos planos deverá ser agendada pelo site do ICS

A adesão dos novos beneficiários ao plano Dependentes 18 a 33 e a mudança do atual plano servidor Enfermaria para o plano Apartamento poderá ser feita a partir de 1°de abril. Quem quiser fazer a adesão deverá agendar horário no ICS. A partir de quarta-feira (27/3) será possível fazer o agendamento pelo site www.ics.curitiba.org.br.

Na data do agendamento, o servidor titular do plano deve levar documentos pessoais e dos dependentes que pretende incluir, comprovante de residência (no caso da inclusão de dependentes) e fotocópias de todos os documentos apresentados. O dependente que for incluído não precisa comparecer ao ICS nesta data.

O atendimento dos dependentes nos serviços oferecidos pelo ICS deverá seguir os prazos de carência fixados pelo plano de saúde. Caso o dependente tenha plano de saúde em outra operadora, o servidor deverá apresentar a carta de portabilidade de carência em nome do dependente, para análise e possível redução dos prazos de carência.

Para mais informações entrar em contato com o setor de Gestão de Carteira pelo telefone 3330-6134.

Novos Planos
Classificado como: