Médicos do ICS ajudam pacientes a identificar lesões de pele suspeitas

Médicos do ICS ajudam pacientes a identificar lesões de pele suspeitas. Na imagem, Dr. Fernando da Cunha Filho, dermatologista. Curitiba, 03/09/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Os médicos do Centro de Saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) estão de olho nos pacientes que possam apresentar sinais que indiquem a possibilidade de haver lesões suspeitas na pele. O olhar cuidadoso é uma das estratégias do Programa de Prevenção e Tratamento ao Câncer de Pele, que acaba de ser implantado pelo plano de saúde dos servidores da Prefeitura de Curitiba.

A ideia é que, nas consultas de rotina das diversas especialidades, os médicos que não são dermatologistas possam observar os pacientes e, quando acharem necessário, façam o encaminhamento a um dos dermatologistas do Centro de Saúde.
Para isso, o grupo de cerca de 80 médicos que atendem no Centro de Saúde do ICS foi preparado pelos dermatologistas.

Tratamento

Quem for encaminhado devido ao programa terá o atendimento agendado o quanto antes. O médico Fernando da Cunha Zillo explica que os dermatologistas têm horários semanais reservados para os pacientes do programa. Neste caso, a consulta será exclusivamente para verificar a necessidade de tratamento para o câncer de pele.

Zillo esclarece que, nas consultas, os pacientes são avaliados e, conforme o caso, podem ser encaminhados para exames e para o tratamento indicado.

Agora, lesões pré-malignas podem ser tratadas diretamente no Centro de Saúde com crioterapia, sem cobrança de coparticipação dos beneficiários. A crioterapia é um tratamento que utiliza o nitrogênio para congelar a lesão e diminuir os tecidos da pele inflamados.

Foi o tratamento que fez o beneficiário Luiz Carlos Cavada Mendes, técnico em mecatrônica, que procurou o ICS assim que soube do programa, por causa de uma mancha que tinha no rosto. “Eu tinha essa preocupação desde o verão. Fui pela primeira vez ao dermatologista”, contou ele, que fez a crioterapia no início de agosto.

Já fazia algum tempo que o servidor aposentado Marino de Oliveira estava preocupado com algumas manchas na pele. Recentemente uma delas começou a coçar. Ele também procurou o ICS e fez uma cauterização. 

“As pessoas têm medo de procurar o médico. Se não incomoda, a gente vai deixando. O fato de ter o tratamento no ICS abre portas para muitos usuários”, comentou Oliveira.

Use filtro solar

Os pacientes atendidos também recebem orientações. “Dentre elas, falamos sobre a importância de todos usarem o filtro solar diariamente. Mesmo nós, que moramos em Curitiba, cidade que tem menos incidência de sol, precisamos estar protegidos. A ideia do programa é a prevenção”, diz o dermatologista.

Fernando Zillo afirma ainda que quando a lesão é identificada no início da sua evolução, o tratamento é mais simples e com chances de cura.

Ele acrescenta que quando se trata de melanoma, o câncer de pele mais agressivo, existe o risco de ir para outros órgãos, pois ele pode crescer na profundidade. “Quando o paciente tem o câncer de pele estabelecido, a indicação pode ser cirúrgica”, declara o especialista.

Cartazes em todos os consultórios do Centro de Saúde reúnem imagens das lesões que podem ser benignas ou malignas. Os próprios pacientes podem se observar para verificar se existe alguma lesão suspeita.

Neste caso, o beneficiário do ICS deve procurar o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) e pedir para agendar a consulta dentro do Programa de Prevenção e Tratamento ao Câncer de Pele. A unidade fica no subsolo do ICS, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1895. O telefone do NAS é 3330-6059.

Beneficiário do ICS: veja se você faz parte do grupo de risco do câncer de pele

Alguém na sua família tem ou já teve câncer de pele?

Você já teve mais de 6 queimaduras de sol durante a vida, daquelas que a pele fica vermelha e ardendo?

Você tem muitas sardas?

Você tem mais de 50 pintas no corpo?

Você tem pele muito clara, daquelas que sempre queima no sol e nunca se bronzeia?

Você está com alguma ferida que não cicatriza?

Se você tem um ou mais desses fatores de risco, ou identificou alguma pinta alterada, procure o Núcleo de Atenção à Saúde – NAS, no ICS.

Cartaz do Programa de Prevenção ao Câncer de Pele – ICS
Câncer de pele