ICS lança Programa de Prevenção ao Câncer de Pele.

O Instituto Curitiba de Saúde (ICS) lança neste mês de julho novo programa de prevenção ao câncer de pele com o objetivo de estimular os beneficiários para o diagnóstico e tratamento precoce da doença. O programa será coordenado pelo Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) em parceria com equipe de dermatologistas.

O mais frequente no Brasil, o câncer de pele não melanoma corresponde por cerca de 30% de todos os tumores malignos diagnosticados no país. Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA) é registrado, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos.

De acordo com a Dra. Carolina Ghislandi, o programa visa diagnosticar pacientes com lesões pré-cancerosas e câncer de pele em estágio inicial, onde a chance de cura é superior a 90% e há a possibilidade de tratamento não cirúrgico.

Para o lançamento do novo programa, o ICS investiu em um equipamento de crioterapia, indicado para lesões pré-cancerígenas, como queratose actínica, e o tratamento de pequenos carcinomas basocelulares e espinocelulares, os tipos mais comuns de câncer de pele no Brasil.

Os beneficiários poderão realizar o tratamento no próprio Centro de Saúde, com os dermatologistas do programa e sem custo de coparticipação.

Capacitação

Os médicos do Centro de Saúde foram capacitados para auxiliar na identificação de lesões suspeitas de câncer de pele, principalmente nas áreas mais expostas ao sol, durante a consulta com os beneficiários.

“Os primeiros sinais surgem normalmente como uma mancha ou pinta de cor castanha a escura, que mudam de tamanho, cor e forma, ou nódulo avermelhado, cor da pele e brilhoso, e através de feridas que não cicatrizam há várias semanas” afirma a Dra. Carolina.

A orientação é que os profissionais encaminhem os pacientes com lesões suspeitas para o programa, onde será agendada uma consulta de avaliação. Se confirmado o diagnóstico, o beneficiário já inicia o tratamento.

Os beneficiários que fazem acompanhamento na Rede Credenciada também poderão fazer o tratamento com crioterapia no Centro de Saúde, necessário apenas apresentar a guia de liberação do procedimento.

O programa está disponível aos usuários do plano de saúde a partir deste mês de julho. Os agendamentos serão realizados pelo Núcleo de Atenção à Saúde (NAS).

Os pacientes que tiverem alguma mancha ou pinta suspeita podem pedir encaminhamento ao programa através do seu médico.

Câncer de pele