Atendimento odontológico é diferencial do plano de saúde dos servidores

Atendimento odontológico é diferencial do plano de saúde dos servidores. Curitiba, 10/10/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Os participantes do plano de saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), exclusivo para os servidores da Prefeitura de Curitiba e seus dependentes, têm garantia de atendimento odontológico. O serviço é incomum à maioria dos planos. “No ICS, o beneficiário não paga a mais por isso. É um diferencial importante”, analisa a presidente do ICS, Dora Pizzatto.

Um dos maiores desafios da área da odontologia é garantir que os pacientes não faltem às consultas agendadas no Centro de Saúde, que é uma das possibilidades para os atendimentos eletivos (com hora marcada). Se o paciente precisar faltar, deve avisar com antecedência mínima de 48 horas pela central de atendimento, pelo site ou pelo aplicativo.

Somente no Centro de Saúde do ICS são feitos até 260 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira, todos agendados previamente.

O serviço funciona 12 horas por dia e a equipe é formada por 26 cirurgiões-dentistas que atendem em três turnos, além dos auxiliares de saúde bucal, que acompanham todos os atendimentos.

Para reduzir cada vez mais as faltas, no primeiro semestre, houve mudanças das regras para reagendamento. Quem falta às consultas e não desmarca antes, só pode remarcar 20 dias depois.

Acolhimento da odontologia

“Nós sabemos que pode haver algum imprevisto até mesmo no dia do atendimento. Quando a pessoa souber, antes do horário agendado, que terá que faltar, ela pode entrar em contato com o acolhimento da odontologia para remarcar sem ter que esperar os 20 dias”, orienta o dentista João Lemes Américo, coordenador da odontologia do ICS.

A equipe do acolhimento pode reagendar consultas, quando o paciente avisa com antecedência, dar informações sobre a rede credenciada, confirmar consultas, e no caso do atendimento na odontogeriatria (para pacientes a partir dos 55 anos), ela auxilia no agendamento.

O telefone do acolhimento é 3330-6185, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Coparticipação de R$ 10

Diferentemente da rede credenciada, no Centro de Saúde do ICS os beneficiários não têm coparticipação, ou seja, não têm que pagar pelo atendimento prestado, como parte do custo do serviço para o plano de saúde. “O que muita gente deixa de observar é que o valor da coparticipação de uma consulta odontológica na rede credenciada é inferior a R$ 10”, esclarece Américo.

Ele recomenda que o paciente busque atendimento na rede credenciada se for uma necessidade urgente, quando a pessoa não conseguir agendar no Centro de Saúde. “Depois, se for possível e houver interesse, a pessoa pode dar continuidade ao tratamento no Centro de Saúde”, orienta o coordenador.

Quem quiser pode saber o valor da coparticipação no momento da consulta na rede credenciada. Este dado faz parte da guia de tratamento que é assinada pelo paciente.

A recomendação do ICS é para que os beneficiários conheçam o regulamento do seu plano, disponível no site do ICS. O nome do plano está indicado na carteirinha do beneficiário.

O coordenador da odontologia informa ainda que, ao contrário do que muitos pensam, não existe um horário melhor para fazer agendamento pelo aplicativo. “O beneficiário pode acessar a qualquer horário. Sempre pode haver uma desistência. E elas podem ser visualizadas”, declara.

Pronto-atendimento na rede credenciada

No Centro de Saúde do ICS não há pronto-atendimento odontológico, ou seja, as consultas devem ser agendadas previamente pelo aplicativo ou pelo teleatendimento. Além da clínica geral, lá são oferecidos os serviços de odontogeriatria, odontopediatria (para crianças de 3 a 12 anos), odontobebê (para a faixa etária de 0 a 3 anos) e radiologia odontológica.

Na rede credenciada, além da clínica geral, há oferta de periodontia, endodontia, bucomaxilofacial, disfunção temporomandibular (DTM), alteração que envolve a articulação e o movimento da boca, e próteses.

Se for urgência, o paciente pode buscar atendimento numa das três clínicas credenciadas: Centro Odontológico Pio XII (Avenida Silva Jardim, 1347, telefone 3232 6195); Clinicabe (Rua General Carneiro, 990, telefone 3023 9800); Instituto Madalena Sofia (Rua Fúlvio José Alice, 381, telefone 3525 6191).


Como agendar o atendimento odontológico no Centro de Saúde

Pelo site http://www.ics.curitiba.pr.gov.br/sistemas/beneficiario/
Pelo aplicativo do ICS
Por telefone: 3131 6100 (de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h)
Se precisar falar com o acolhimento da odontologia, ligue 3330 6185 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h)

Odontologia