A partir dos 60 anos, beneficiários do ICS podem participar de atividades especiais

Atividades do programa Boa Vida no ICS. Na foto, o professor Vilmar Henemann, conduz as atividades. Curitiba, 22/08/2019 Foto: Valdecir Galor/SMCS

A prática do lian gong foi o tema da primeira atividade neste semestre do programa Boa Vida, do Instituto Curitiba de Saúde, o plano de saúde dos servidores da Prefeitura. “Nós aprendemos muitas coisas novas aqui”, resumiu Antônia Mestre, uma das participantes mais antigas do grupo que desenvolve atividades quinzenais para os beneficiários do plano a partir dos 60 anos.

Nesta quinta-feira (22/8), o professor Vilmar Henemann falou aos participantes sobre a atividade baseada na medicina tradicional chinesa que consiste em três sequências de 18 exercícios. Os integrantes do grupo também puderam experimentar a prática.

“O lian gong é uma forma de exercitar o corpo e torná-lo mais forte e saudável”, disse o professor Vilmar Henemann.

O casal Wilson e Satie Gronovicz frequenta as atividades regularmente. “É uma palestra melhor que a outra. Muitos de nós, nesta fase da vida, pensamos que sabemos tudo, mas aqui a gente sempre aprende uma coisa nova”, declara Wilson, que é servidor aposentado.

Sugestões dos participantes

A assistente social Jacqueline de Fatima Consulin, que coordena a programação, conta que as atividades são sempre diferentes, todas voltadas para a saúde, muitas delas sugeridas pelos frequentadores do programa.

Na próxima atividade, dia 5 de setembro, o tema será distúrbios na tireoide. “Foi um pedido deles. Nem sempre, nas consultas, os médicos falam profundamente sobre o assunto. Aqui eles vêm, podem explicar detalhadamente, respondem as dúvidas, é muito enriquecedor”, disse ela.

Na avaliação de Jacqueline, os que participam das atividades com frequência levam a vida com mais leveza. “É bom que eles venham ao ICS para a atividade. Quando eles vêm, procuro lembrar dos exames, das consultas, dos cuidados que devem ter. Importante que estejam sempre em movimento”, declara Jacqueline, que conhece quase todos pelo nome. “Eles são mais alegres, apesar das doenças, das dores”, completa.

Josélia Ciola participa do grupo desde quando se aposentou, há 16 anos. “Nunca falto. Aqui fazemos muitos amigos”, diz ela.

Estão inscritos 130 beneficiários e o número de participantes em cada atividade varia de 30 a 40 pessoas.

Há vagas para receber outros participantes. Para isso, o beneficiário do plano de saúde do ICS (a partir dos 60 anos) pode entrar em contato com o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) pelo telefone 3330 6088. A unidade fica no subsolo do ICS, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1.895, no Rebouças. O e-mail é nasics@ics.curitiba.pr.gov.br.

Programação do programa Boa Vida neste semestre:

5/9/2019
Palestra: Distúrbios na tireoide
Local: Auditório do ICS
Horário: 14h30

19/9/2019
Palestra: Comunicação não violenta
Local: Auditório do ICS
Horário: 14h30

10/10/2019
Palestra: Dependência química
Local: Auditório do ICS
Horário: 14h30

24/10/2019
Palestra: Dança de salão
Local: Auditório do ICS
Horário: 14h30

7/11/2019
Palestra: Cuidados com a pele
Local: Auditório do ICS
Horário: 14h30

21/11/2019
Palestra: Timidez e depressão
Local: Auditório do ICS
Horário: 14h30

5/12/2019
Passeio de encerramento

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Fotos:

Programa Boa Vida