ICS propõe circuito funcional para qualidade de vida dos servidores

Programa Força e Equilíbrio propõe atividades físicas orientadas por fisioterapeutas, em forma de circuito. Curitiba, 03/09/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Quem é beneficiário do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de saúde dos servidores da Prefeitura de Curitiba, e seus dependentes, pode se inscrever para o novo programa do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) do Instituto. Iniciado em agosto, o Força e Equilíbrio propõe atividades físicas orientadas por fisioterapeutas, em forma de circuito.

“A atividade é dinâmica e estimulante. Trata-se de um treinamento funcional adaptado, de acordo com a faixa etária dos participantes”, explica a coordenadora do programa, Margareth Cunha.

Podem participar os beneficiários que têm desde 18 anos. Não há limite de idade.

Margareth é fisioterapeuta e diz que o treinamento funcional exercita o corpo para atividades do cotidiano. “Além de força e equilíbrio, o participante ganha flexibilidade, condicionamento, resistência e tudo isso proporciona qualidade de vida”, completa.

Bolas, bambolês e muito mais

Com acessórios como bolas, bambolês, pesos, faixas, cones e outros materiais, as fisioterapeutas Juliana Miranda e Luana Abreu Kovalechucki propõem um circuito pelo qual todos devem passar pelos exercícios. Cada um deles trabalha determinado grupo muscular e os participantes devem executar os movimentos respeitando suas limitações. Tudo é observado e, quando necessário, corrigido pelas fisioterapeutas.

A professora de educação infantil Luciane Sitko, que participa do Programa de Tratamento da Obesidade desenvolvido pelo NAS, está otimista com a nova possibilidade de prática de exercícios.

“Elas têm cuidado com a gente, incentivam. Isso é muito bom. Já me sinto melhor”, avalia a servidora. Ela diz ainda que o programa proporciona fazer novas amizades.

A atividade é iniciada com um aquecimento, que todos fazem juntos. Antes e depois dos exercícios, as fisioterapeutas também verificam a pressão arterial dos participantes.

A servidora aposentada Madalena Herman Pontes já tinha costume de fazer exercícios, como caminhadas. “Soube do programa numa palestra, mas o clínico que tive consulta também recomendou, resolvi experimentar. Estou bem satisfeita”, disse ela.

O beneficiário do ICS Carlos Lucio Rodrigues decidiu participar com a mulher. “Hoje ela faltou porque estava gripada, mas eu vim mesmo assim. Esta é minha segunda aula. Acho que vou me sentir melhor conforme o tempo”, comentou ele, nesta terça-feira (3/9).

Silma Corrêa de Oliveira, que é servidora aposentada, também está otimista. “Já senti que os exercícios estão fazendo efeito”, declarou. 

O programa Força e Equilíbrio é desenvolvido no Centro de Fisioterapia, que tem ampla estrutura e diversos recursos. Por enquanto, os horários oferecidos são segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 15h30 e das 15h30 às 16h30. A terceira turma faz as atividades às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 10h30. Outras turmas poderão ser abertas, se houver demanda dos beneficiários.

Serviço: Programa Força e Equilíbrio – exclusivo para os beneficiários do ICS

Data: segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 15h30 e das 15h30 às 16h30. Terças e quintas-feiras, das 9h30 às 10h30
Local: Centro de Fisioterapia do ICS (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1.895, Rebouças, entrada pela Rua Santo Antônio)
Mais informações no NAS pelo telefone 3330 6088 ou e-mail nasics@ics.curitiba.pr.gov.br

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Força e Equilíbrio
Classificado como: