Rinite alérgica não possui contraindicação para o uso da máscara

Médicos do Instituto de Saúde de Curitiba (ICS), alertaram nesta sexta-feira (04), que pacientes com rinite alérgica não possuem contraindicação para o uso da máscara.

A proteção facial tornou-se rotina com a pandemia de Covid-19 e usar o assessório faz parte das medidas de prevenção adotadas no Centro de Saúde do ICS para evitar a transmissão do novo coronavírus.

De acordo com o setor de Coordenação Médica do ICS, em torno de 20% a 40% das consultas de otorrinolaringologista são de pacientes com rinite alérgica. As mudanças climáticas também influenciam nos atendimentos, tendo 40% das consultas sendo realizadas na primavera e 20% no verão.

Mas a dúvida é: qual máscara é mais adequada para quem tem rinite alérgica e se elas agravam a doença?

Segundo Karin Caroline Seidel, otorrinolaringologista do ICS, o uso da proteção não é o principal responsável por agravar alguns sintomas da rinite alérgica.

“Sabemos que os componentes das máscaras podem desencadear os sintomas da rinite alérgica. Porém, não há um tipo de máscara indicado ou contra-indicado, visto que a predisposição alérgica é individual de cada paciente”, explica a médica.
A orientação é buscar acompanhamento de um profissional para encontrar a melhor solução.

“Na presença de sintomas exacerbados do quadro alérgico, deve-se consultar um especialista, otorrinolaringologista para otimizar o tratamento”, explica.

INFLAMAÇÃO – A rinite alérgica é uma inflamação das mucosas do nariz, caracterizada pela reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas (chamadas de alérgenos). Os principais sintomas são obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz.
A poeira, pólen e alergia alimentar são as causas mais comuns que desencadeiam uma crise da doença.

Use máscara