Poliomielite e seu controle por imunização


Foto: Acervo Estadão

O #TBT ICS desta quinta-feira (06), traz uma das maiores contribuições para a história da humanidade: a criação da vacina contra a poliomielite.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca de pessoas doentes, provocando ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A população mundial convive com a patologia desde o final do século XIX. Muitos países e pesquisadores trabalharam para desenvolver um imunizante e foi na década de 50, que o virologista polonês, Hilary Koprowski, desenvolveu a primeira vacina contra a pólio.

Seu trabalho impulsionou a busca por uma “vacina viva” e em 1960, o médico polonês, Albert Sabin, defendeu a tese, iniciada por Koprowski, de que a administração por via oral de vírus vivos atenuados proporcionaria, sem aumento dos riscos de contaminação, imunidade mais duradoura contra a poliomielite.

O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1990, e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do vírus do seu território.

No entanto, até que a doença seja erradicada no mundo, existe o risco de um país ou continente ter casos em seu território. Para evitar isso, é importante manter a cobertura vacinal.

A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente– VOP (gotinha).

A imunização é feita de forma gratuita à população nos postos de saúde em todo o país e durante as campanhas nacionais de vacinação.

TBT ICS