Em 08 de maio de 1955, através da Lei Municipal nº 1.762/59, foi criado o serviço de assistência médico, hospitalar e odontológica dos servidores públicos municipais. Na época, a pasta foi incluída na gestão do IPMC, responsável pelo regime próprio de previdência da administração.

Por força da emenda constitucional nº 20, que determinou a separação dos organismos oficiais de seguridade em duas categorias – uma destinada a prover os benefícios previdenciários; e outra para prestar serviços de saúde, em 1999, através da Lei Municipal 9.626/99, o Instituto Curitiba de Saúde – ICS foi intitulado para dar continuidade ao atendimento às necessidades dos servidores municipais.

Desvinculado do IPMC, há 20 anos o ICS passou a gerir integralmente os serviços de assistência à saúde e recebeu a função de estabelecer um novo modelo de gestão de saúde para o funcionalismo municipal.

Em 2013 o ICS deu um grande passo na garantia do direito assistencial dos seus beneficiários, ao obter o registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – agência reguladora de planos de saúde do Brasil, como operadora de saúde na modalidade Autogestão. Com este avanço, além de assegurar o rol de cobertura estabelecido pela ANS, a adesão dos servidores municipais ao plano de saúde tornou-se facultativa.

Desde a sua constituição, a missão do ICS sempre foi oferecer um atendimento de excelência, visando proporcionar não apenas o cuidado à saúde, mas também promover a qualidade de vida.

Em reflexo ao seu bom atendimento, em 2017, o ICS foi premiado pela UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – por receber a nota máxima (0,8 a 1) no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) na modalidade Autogestão. Ficando entre as 49 melhores operadoras de planos de saúde do Brasil.

Em seu aniversário de 20 anos, comemorado em 2019, o Instituto Curitiba de Saúde celebrou um novo marco em sua trajetória e renovação de seus votos de dedicação e comprometimento ao serviço público municipal, com o lançamento de novos planos de saúde e ampliação do atendimento aos empregados públicos municipais.

Se tornar um modelo ideal de gestão de saúde e garantir um atendimento de excelência aos seus beneficiários, promovendo a atenção integral à saúde do servidor, é um dos principais objetivos da instituição.