Plano de Saúde

1.1 Qual as características dos planos de saúde do ICS?

O ICS se define como uma operadora de saúde na modalidade autogestão. Os planos do ICS são de contratação coletiva empresarial em sistema de preço pré-estabelecido, com área demográfica de abrangência restrita ao município de Curitiba/PR.

1.2 Quais são os diferenciais dos planos de saúde do ICS?

50% do custo da mensalidade do Plano é paga pela Prefeitura (3,90%);

O beneficiário titular do Plano não paga a mais em função do número de dependentes. O valor da sua mensalidade corresponderá ao resultado da aplicação de 3,9% sob o total da sua remuneração. (artigo 14, inciso I, da Lei Municipal nº 9626/99);

O Plano oferece cobertura integral, no Centro de Saúde, em Odontologia sem cobrar a mais por isso. O beneficiário tem também, a sua disposição, serviços de emergência, com coparticipação, na rede credenciada;

O Plano mantém contratos especiais com hospitais e serviços altamente qualificados, que atuam como Centros de Referência Especializados, como: Cardiologia, Ortopedia, Neurologia e Neurocirurgia, Otorrinolaringologia, Saúde Mental;

O Plano disponibiliza atendimento ininterrupto em Pronto-Atendimento e em Pronto Socorro, na rede credenciada. Clicar, neste portal, em “Rede de Serviços”.

1.3 Qual o valor da mensalidade do plano de saúde?

A mensalidade do Plano Servidor Enfermaria é correspondente ao resultado da aplicação de 3,90% sob o total da remuneração do servidor. O valor cobre o beneficiário titular e seus dependentes (esposo(a) e filhos menores de 18 anos) sem nenhum cobrança adicional.

1.4 O plano possui coparticipação em consultas e exames?

Sim, o beneficiário do Plano Servidor paga uma coparticipação de 30% em exames e atendimentos ambulatoriais e emergenciais na rede credenciada. Os demais 70% são absorvidos pelo plano de saúde.

1.5 O servidor possui um prazo para aderir ao plano de saúde?

Não. Ao assumir o cargo, o servidor possui prazo de trinta(30) dias a partir da data de posse, para aderir ao plano de saúde do ICS sem carência. Decorrido este prazo, o servidor não perde o direito de inscrição no plano, mas quando fizer a adesão deverá cumprir os prazos de carência conforme previsto em regulamento.

1.6 Fora do Centro de Saúde do ICS, todas as consultas e exames serão cobrados coparticipação?

Sim. Todo e qualquer atendimento na rede credenciada do ICS possui coparticipação, exceto em casos de internamentos aonde o ICS cobre 100% dos custos e nos dois hospitais de retaguarda, Hospital Pilar e Hospital Santa Casa de Misericórdia, onde as consultas de urgência e emergência adulto são 24h e sem coparticipação.

Adesão e Inclusão no Plano de Saúde do ICS

2.1 Como faço para aderir o Plano de Saúde ICS?

Titular:

Deverá se dirigir ao setor de Relacionamento ao Beneficiário do Centro de Saúde do ICS e entregar para um dos atendentes os seguintes documentos, todos em cópias simples:

RG;

CPF;

Comprovante de Endereço, atualizado, dos últimos três meses.

Dependentes

O beneficiário titular deverá levar a documentação no RH da Secretaria em que está lotado;

O RH vai analisar a documentação e realizar o cadastro no Sistema;

Após o cadastro no Sistema do RH, o beneficiário titular deverá ir ao setor de Relacionamento ao Beneficiário do Centro de Saúde do ICS para autorizar a inclusão dos seus dependentes no Plano de Saúde e retirar as carteiras;

Os prazos de carências dos dependentes começam a contar a partir da data em que o beneficiário titular autorizou a inclusão no Plano de Saúde.

2.2 Quem pode ser dependente do beneficiário titular do Plano de Saúde do ICS?

Seus dependentes naturais após serem devidamente cadastrados junto ao seu núcleo de RH.

Atenção: Somente após a assinatura, pelo titular, do correspondente “Termo de Inclusão de Dependente”, o dependente passará a gozar da cobertura do Plano de Saúde. No ICS, o Termo de Inclusão de Dependente se encontra em disponibilidade no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), onde seu atendimento pode ser agendado pelo Portal do ICS.

2.3 Posso incluir filho menor por tutela ou por Processo de Adoção?

Sim. Para inclusão no Plano de Saúde ICS, neste caso, é preciso que o titular abra um processo de inclusão de dependente no RH da Secretaria em que está lotado e ao mesmo tempo no setor de Protocolo do Plano de Saúde ICS.

Para realizar a abertura de processo no Plano de Saúde ICS, é necessário trazer a cópia simples da Certidão de Nascimento do menor sob-guarda, Termo de Guarda atualizado, Certidão Negativa de recebimento previdenciário do INSS, Paraná Previdência e Ministério da Defesa.

Caso o processo seja deferido em ambos os locais, o menor sob-guarda poderá ser inscrito como dependente no Plano de Saúde ICS respeitando os prazos de carência previstos em Regulamento.

2.4 Posso incluir Filho de qualquer idade, definitivamente, inválido?

Depende. Para inclusão no Plano de Saúde ICS, neste caso, é preciso que a invalidez seja anterior ao fato gerador do benefício e desde que solteiro e sem filho. O processo deverá ser aberto pelo titular no RH da Secretaria em que está lotado e ao mesmo tempo no setor de Protocolo do Plano de Saúde ICS.

Para realizar a abertura de processo no ICS, é necessário trazer a cópia simples do RG e CPF do dependente, Laudo Médico e Certidão Negativa de recebimento previdenciário do INSS, Paraná Previdência e Ministério da Defesa.

Caso o processo seja deferido em ambos os locais, o filho poderá ser inscrito como dependente no Plano de Saúde ICS respeitando os prazos de carência previstos em Regulamento.

2.5 Como faço para incluir Recém-nascido no Plano?

O beneficiário titular deverá levar a certidão de nascimento do recém-nascido no RH da Secretaria em que está lotado e solicitar o cadastro do bebê;

Em seguida, se dirigir ao setor de Relacionamento ao Beneficiário, no Centro de Saúde do ICS, para autorizar a inclusão do recém-nascido como seu dependente e para retirar a carteira do bebê.

O prazo para realização destes procedimentos é de no máximo 30 dias, após o nascimento do bebê, para que ele não cumpra carência;

2.6 É possível incluir Cônjuge ou Companheiro, no Plano?

Sim. O beneficiário titular deverá levar a certidão de casamento, ou documento que comprove a união estável no RH da Secretaria em que está lotado e solicitar o cadastro do cônjuge ou companheiro.

Em seguida, se dirigir ao setor de Relacionamento ao Beneficiário, no Centro de Saúde do ICS, para autorizar a inclusão do cônjuge ou companheiro como seu dependente.

2.7 Os filhos maiores de 18 anos poderão ser colocados como dependentes?

Não. Em função da legislação em vigência, apenas filhos menores de 18 anos poderão permanecer como dependentes, à exceção de filhos inválidos, de qualquer idade, desde que respeitados os critérios contidos no artigo 5º, letra “c”, do Regulamento, cuja verificação e caracterização são de competência do IPMC.

Cancelamento do Plano de Saúde ICS

3.1 Na situação de casal contribuinte será possível ficar apenas com um desconto?

Não é possível. Como consta no Regulamento do ICS todo o servidor lotado na PMC é caracterizado como contribuinte, ou seja, não poderá ser incluído como dependente de outro beneficiário titular, devendo aderir ao Plano, se desejar, como beneficiário titular. Art. 5º – §6 do Regulamento.

3.2 O titular que não está casado em papel e vive juntos, este companheiro pode ser incluso como dependente no Plano?
3.3 O beneficiário que tem dois padrões poderá cancelar a contribuição originária de um padrão e manter todos os seus direitos junto ao Plano?

Não poderá. O valor do desconto, previsto em lei, para os servidores que aderirem ao Plano de Saúde do ICS tem como base de cálculo a somatória das chamadas bases contributivas à Seguridade Social: Art. 46 – Parágrafo Único do Regulamento.

3.4 Se o beneficiário cancelar o Plano, no mês seguinte não terá mais o desconto?

A formalização da solicitação de desvinculação do Plano implicará na imediata suspensão da cobertura assistencial e na notificação à SMRH, para a suspensão do desconto da mensalidade, o que deverá ocorrer já no mês subseqüente à solicitação. Caso a Prefeitura já tenha realizado o “comando” da folha de pagamentos, e o desconto ocorra, o funcionário poderá solicitar o correspondente ressarcimento.

3.5 Já me desliguei do plano de saúde do ICS como ficam meus débitos pendentes?

Independentemente do cancelamento do plano, se houver débitos do servidor para com o ICS, decorrentes de coparticipação no custeio de serviços já prestados, estes continuarão a ser cobrados, na forma em vigência, até a sua completa quitação.

3.6 Quais são as implicações para os beneficiários da Lei 8.786/95, caso solicitem o cancelamento do Plano?

O que muda é que, a realização de consultas, exames e procedimentos ambulatoriais e hospitalares só poderão ser realizadas na rede credenciada e dependerão de autorização prévia da Perícia Médica da SMRH, cuja obtenção ficará a cargo do servidor.

Carteira do Beneficiário

4.1 Será Cobrada taxa para emissão de 2ª via da carteira do beneficiário do ICS?

O requerente titular deverá comparecer ao setor Gestão de Carteiras, no Centro de Saúde ICS, para solicitar a 2º via da carteira de beneficiário, e apresentar um documento original com foto. Será cobrada uma taxa, no valor de R$ 10,00 (dez reais), para a emissão da 2ª via da carteira do ICS. O pagamento deverá ser efetuado em dinheiro no momento da emissão no setor Gestão de Carteira. Serão dispensados do pagamento os beneficiários que comprovarem, através da apresentação de Boletim de Ocorrência, o roubo ou furto da referida carteira.

4.2 Existe carteira provisória para o recém-nascido?

Sim, o ICS emitirá um número provisório (virtual), para garantir, sempre que necessário a cobertura assistencial do recém nascido. Esse número, que tem validade até o 30º dia de vida do bebê, somente será requerida por meio do Teleatendimento do ICS.

4.3 Como eu faço para inscrever definitivamente o recém-nascido no plano?

Para que o recém nascido continue tendo direito à cobertura do Plano de Saúde, será necessário fazer a inclusão dele, na qualidade de dependente do titular, na SMRH, e em seguida assinar a adesão dele como dependente do titular, no Plano de Saúde no ICS. Para que o bebê não tenha que cumprir carência, é necessário que a inclusão dele – no Plano de Saúde, ocorra até o seu 30º dia de vida – no RH de sua Secretaria.

Lei 8.786/95

5.1 O que é e quais são as doenças cujo tratamento integral é garantido pela Lei 8.786/95?

A PMC fica responsável por custear despesas com o tratamento de saúde dos funcionários públicos ativos e aposentados (apenas titulares) que venham desenvolver doenças que possam conduzir ao óbito rapidamente, causar danos graves e irreversíveis ou invalidez.

A lei 8.786/95 identifica as doenças abaixo:

• Tumores malignos;

• Mal de Hansen;

• Tuberculose;

• Moléstia da vista;

• Demência;

• Cardiopatias graves;

• Insuficiência renal crônica;

• AIDS;

• Acidentes vasculares cerebrais;

• Esclerose múltipla;

• DORT.

Consultas

6.1 Como eu faço para agendar uma consulta médica no Portal do ICS?

A marcação de consultas pelo Portal do ICS na internet permite, exclusivamente, o agendamento de consultas eletivas. Por essa razão funciona das 7h às 19 h., e apenas em dias úteis.

Consultas de emergência dispensam agendamento prévio, bastando a procura direta do beneficiário a um Pronto Atendimento ou Pronto Socorro da rede do ICS.

Veja como agendar:

1 -Na página principal, entrar no menu lateral, Beneficiário;

2- Fazer o logon na tela, Autenticação, informando número da sua carteira, sem o digito verificador, e a sua senha cadastrada anteriormente;

3- Acessar o menu, Assistência – Consulta;

4- Escolher a Especialidade de sua preferência;

5- Aparecerá na tela os horários e os profissionais médicos, que estão com agenda aberta, caso o sistema não apresente os horários e/ou os profissionais é porque não há vagas disponíveis para a especialidade escolhida, no momento;

6- Caso a especialidade selecionada possua agenda aberta, selecione o profissional de sua preferência, feito isso, clicar em Confirmar;

7- Após a confirmação você visualizará o comprovante do seu agendamento;

8- Neste momento você poderá salvar e/ou imprimir o arquivo;

9- Para cancelar um agendamento você deverá clicar em Consulta e justificar o motivo do cancelamento, em seguida deverá selecionar a opção, Confirmar;

6.2 Para obter uma guia de solicitação de consulta eletiva (consulta pré-agendada) o que é preciso fazer?

Caso seu médico indique uma consulta com outro colega, solicite à secretária do consultório dele que realize a emissão da Guia de Consultas Eletiva no SISREG-ICS (internet). Se o seu cadastro estiver correto, a Guia será autorizada automaticamente.

6.3 No caso de guias de solicitação de consultas de emergência, o que eu preciso lembrar?

Não se esqueça de solicitar à recepcionista do Pronto Atendimento ou do Pronto Socorro que realize a emissão da sua Guia de Consulta de Emergência no SISREG-ICS (internet). Se o seu cadastro estiver correto, a Guia será autorizada automática, garantindo o seu atendimento, sem qualquer outra burocracia.

6.4 Como faço para realizar o reagendamento da minha consulta de retorno, no Centro de Saúde do ICS?

1- Entre no site do ICS ( www.ics.curitiba.org.br);

2- Clique sobre o ícone: Beneficiário;

3- Digite nos campos indicados:

a) o número da sua carteirinha do ICS;

b) a sua senha;

4- Clique (no menu – no alto da tela ) sobre a palavra : Assistência;

5- Clique sobre a opção: Consulta;

6- Localize o título: “Para cancelar consultas iniciais ou reagendar consulta de retorno, clique na consulta”;

7- Identifique, na planilha abaixo desse título, a reconsulta que você deseja reagendar;

8- Clique sobre ela e prossiga a operação conforme as mensagens que se abrirão seqüencialmente;

9- Não deixe de imprimir o comprovante de reagendamento, ao final da operação;

Atenção:

• Essa nova funcionalidade, assim como todas as demais relacionadas ao agendamento/cancelamento de consultas/procedimentos, somente estão disponíveis entre as 07h ás 19h, de Segunda a Sexta-feira.

• Somente consultas de retorno no Centro de Saúde do ICS poderão ser reagendadas dessa forma.

• Caso sua consulta de retorno tenha sido agendada pela secretária de um médico credenciado, o reagendamento deverá ser solicitado no mesmo local.

6.5 Como eu faço para marcar uma consulta odontológica eletiva, no Portal do ICS?

Para iniciar o seu tratamento Eletivo (não emergencial) na Odontologia do ICS você deve agendar uma consulta inicial de avaliação.

Para agendar essa consulta você poderá utilizar uma das seguintes “ferramentas”:

a) Portal do ICS: em qualquer computador que tenha acesso à internet, você mesmo poderá realizar esse agendamento;

b) Teleatendimento: caso você tenha dificuldades para utilizar o Portal, ligue para o teleatendimento do ICS (nº 3330-6100), no horário das 7h ás 19hs., de segunda à sexta-feira, e solicite que a teleatendente realize esse agendamento para você;

c) Totens: caso seja essa a sua opção, há totens disponíveis no hall de entrada do ICS. Nos totens você poderá contar com o auxílio das atendentes, que se encontram no local.

Independentemente da “ferramenta” que você escolha para realizar o agendamento da sua consulta inicial, o processo começa quando você selecionar a “especialidade” Odontologia.

A partir desta seleção, o sistema informatizado conduzirá o processo. Basta que você leia com atenção às mensagens que irão aparecendo na tela.

As consultas iniciais serão ofertadas de acordo a faixa etária do beneficiário. Assim sendo, o programa informatizado irá disponibilizar, para sua seleção, somente as consultas iniciais adequadas para a sua faixa etária.

Exames

7.1 O que devo fazer para obter as guias eletrônicas de solicitação de exames eletivos (exames de rotina, sem urgência), quando meu médico as emite em papel?

Solicite à secretária do consultório do seu médico que emita, no SISREG–ICS (sistema eletrônico disponível no Portal do ICS na internet), a(s) guia(s) de Solicitação dos Exames Complementares, contendo os exames que o seu médico solicitou em papel. Assim que ela gerar a guia eletrônica o sistema informatizado irá autorizar automaticamente todos os exames de baixo custo e baixa e média complexidade (patologia clínica, rx simples, etc.).
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Se houver exame de alta complexidade e custo na requisição do SISREG-ICS, ou solicitação de exame repetido com intervalo inferior a 30 dias, você precisará aguardar a autorização do médico auditor do ICS. O prazo, segundo a ANS, é de no máximo 5 dias úteis. Para verificar se o(s) procedimento(s) foi(ram) autorizado(s) basta você consultar a tela de GUIAS DE SOLICITAÇÃO do Portal do ICS. Na mesma tela você poderá verificar também todos os prestadores de serviços credenciados para a realização do procedimento autorizado e os descontos eventualmente oferecidos por eles.

7.2 Se for uma guia de solicitação de Exames ou Terapias (SADT) de emergência, como devo proceder?

Se durante a consulta de emergência o seu médico assistente achar que você precisa realizar exames de emergência, basta que as Guias Eletrônicas de solicitação desses exames sejam geradas no SISREG-ICS.

Essas guias deverão ser geradas pelo prestador de serviços responsável pelo atendimento de emergência, que também deverá se responsabilizar pela sua realização. Exames caracterizados pelo médico assistente como necessários em regime de emergência podem e devem ser realizados de imediato, sem a necessidade de autorização prévia, por parte do ICS. Não saia de um atendimento de emergência levando requisições de procedimentos para serem feitos depois

7.3 Posso procurar um credenciado para realizar exames solicitados em papel?

Pode, apenas nos casos de exames eletivos, solicitados por médico credenciado do ICS. Nesse caso, você poderá procurar diretamente o prestador de serviços credenciado pelo ICS para realizar os exames solicitados pelo seu médico. Ele poderá gerar a Guia Eletrônica, no SISREG-ICS, se conseguir extrair da requisição em papel, todos os dados necessários para o completo preenchimento da Guia Eletrônica.

Outra opção será você solicitar que a funcionária da Central de Regulação e Controle do ICS gere a Guia Eletrônica.

7.4 Em que casos a atendente da Central de Guias e Regulação ou uma rede credenciada não poderá emitir a guia de solicitação na internet?

Não será possível fazê-lo, caso faltem dados na requisição em papel, a letra do médico seja ilegível, o carimbo dele esteja borrado e não permita a identificação do CRM, o exame solicitado não conste do rol coberto pelo ICS, etc.

7.5 Médicos não credenciados têm acesso ao SISREG-ICS, para emissão de guias online?

Não. As requisições de médicos não credenciados somente poderão ser inseridas no SISREG-ICS por funcionários da Central de Regulação e Controle do ICS.

7.6 O que é preciso fazer para que eu não venha me incomodar com falta de dados na solicitação de guias de exames?

Cuide para que na Guia de Solicitação de Exames, que o seu médico emitir em papel (bloco receituário), ele coloque todos os dados abaixo:

a- Nome dos exames em letra legível, e de conformidade com a tabela TUSS (tabela obrigatória para todos os planos de saúde);

b- Justificativa técnica da solicitação (dados clínicos e o motivo da solicitação do exame);

c- CID-10, mesmo que provisório – dado não obrigatório;

d- Data da Requisição, que deverá ser a data em que foi realizada a consulta que gerou a requisição;

Atenção: Para evitar qualquer tipo de dúvida sobre os procedimentos solicitados pelo seu médico é importante que ele informe, além do nome(s) do(s) exame(s), os correspondentes códigos da Tabela TUSS.

7.7 Quanto tempo eu tenho para providenciar a inserção no sistema eletrônico ( SISREG – ICS ) da guia de solicitação de exames que meu médico emitiu em papel?

Você tem até 45 dias, a contar da data da consulta médica que gerou a requisição. Esse é o prazo que você tem para providenciar a transferência dos dados da guia emitida em papel, pelo seu médico, para a Guia de solicitação de SP/SADT eletrônica (internet).

7.8 Depois que a minha guia de solicitação de exames foi inserida no SISREG-ICS, quanto tempo eu tenho para realizar os exames solicitados pelo meu médico?

Você tem até 90 dias, a contar da data da geração da guia de exame. Este é o prazo que o beneficiário tem para realizar o exame/procedimento ambulatorial contido na Guia Eletrônica.

7.9 Se eu for atendido em uma consulta de emergência, em um Pronto Atendimento ou em um Pronto Socorro, e os exames solicitados pelo médico assistente não forem realizados, posso fazê-los outro dia?

Você tem até 90 dias, a contar da data da geração da guia eletrônica. Esse é o prazo que você terá para realizar o exame/procedimento ambulatorial contido na Guia Eletrônica.

Site do ICS

8.1 O que é SISREG-ICS?

Trata-se de um programa informatizado que possibilita que os estabelecimentos credenciados possam solicitar e obter autorização para realização de procedimentos ambulatoriais, de forma simples e rápida. Com esse sistema o ICS passou a oferecer aos seus beneficiários a possibilidade de:

• Realizar consultas e exames de emergência, nos Pronto Atendimentos e Pronto-Socorros da rede ICS, sem a necessidade de autorização prévia;

• Realizar exames eletivos, de baixa e média complexidade, no prestador de serviços de sua escolha, sem a necessidade de autorização prévia;

• Verificar, no Portal do ICS, na internet, quando sua requisição de SP/SADT (consultas, exames e terapias) foi liberada pelo Instituto;

• Realizar os procedimentos eletivos de alta complexidade e custo, liberados pela auditoria do ICS, no prestador de serviços de sua escolha.

8.2 Como eu faço para ter uma senha que me dê acesso à área restrita ao Beneficiário, no Portal do ICS?

1-Ao acessar o Portal o Beneficiário deverá escolher a opção “Beneficiário”;

2-Para ter acesso aos serviços oferecidos na aplicação, “Beneficiário” será solicitado Login e Senha;

3-Neste primeiro acesso, o beneficiário deverá informar no campo Login o número de sua carteira, sem o Digito Verificador; já no campo Senha deverá digitar “ics” em caracteres minúsculos;

4-Informados “Login e Senha” iniciais, o sistema, automaticamente, solicitará o cadastramento de nova senha, (o Login permanecerá o número de sua carteira);

5-Para cadastrar Nova Senha o sistema solicitará Data de Nascimento, Login e Nova Senha – mínimo de seis dígitos;

6-Após esta autenticação concluída, o beneficiário terá acesso aos serviços oferecidos pelo ICS, via online;

7-Repita a operação para criar a senha de acesso de cada beneficiário de sua família, pois o Login e Senha são individuais;

8.3 Aonde encontro o Regulamento do ICS?

O regulamento do Plano de Saúde ICS pode ser acessado, na integra, no Portal do ICS, na internet. Selecione, no “Menu Principal”, o aplicativo Legislação.

8.4 É possível ter acesso ao extrato detalhado dos valores relativos à coparticipação que devo pagar pelos serviços que eu utilizei?

Sim. No Portal do ICS escolha a opção, Beneficiário, identifique-se informando seu login e senha e entre no aplicativo Extrato.

A tela que se abrirá permitirá que você selecione a forma como deseja que o extrato seja disponibilizado:

a) Ano: escolha o ano de seu interesse;

b) Mês: escolha o mês de seu interesse ou a opção, Todos;

c) Tipo: escolha um dos abaixo:

• Extrato Geral de Pagamento: trará apenas os valores já pagos;

• Extrato do Saldo: trará apenas os valores que você ainda tem a pagar;

• Extrato Geral: trará os valores já pagos e também os valores que você ainda tem a pagar.

Observação: Todos os extratos associam os valores às datas e aos procedimentos a que se referem.

Nessa segunda tela intitulada “Detalhamento”, você poderá clicar em qualquer uma das linhas que apresente a clínica, laboratório ou hospital que deseje visualizar melhor o que foi realizado no seu atendimento, como: o código do exame, a descrição do exame e o valor.

Acomodação no Hospital

9.1 Qual é o tipo de acomodação que o Plano de Saúde ICS oferece?

Os planos de saúde do ICS possuem a opção de acomodação enfermaria, com dois leitos, e apartamento, quarto privativo. O plano de saúde cobre integralmente as despesas hospitalares de acordo com a acomodação contratada pelo beneficiário.

9.2 Posso optar por utilizar acomodações diferenciadas?

Sim. Na hipótese do cliente optar por acomodação hospitalar superior àquela contratada, o próprio cliente deverá arcar com a diferença de preço da acomodação, assim como com o valor da complementação dos honorários médicos, que lhe poderá ser cobrada. Em geral os hospitais e os médicos solicitam ao cliente que assine um Termo de Opção, no qual se comprometerá a pagar, diretamente ao hospital e aos médicos, essas diferenças.

Rede de Serviços do ICS

10.1 Todos os atendimentos na rede credenciada do ICS têm coparticipação?
10.2 O que são os Centros de Referências?

São hospitais, que integram a rede do ICS, selecionados para se responsabilizar por desenvolver serviços em uma determinada linha de cuidado, em função de terem demonstrado excelência técnica e interesse em oferecer, aos beneficiários do ICS, atendimento diferenciado, integral e resolutivo.

10.3 Quais os centros de referência conveniados do plano de saúde ICS?

O Beneficiário, conta Centros de Referência para atendimento especializado em diversas áreas:

Linha de Cuidado em Oftalmologia:

• Hospital de Olhos

Linha de Cuidado em Cardiologia:

• Hospital Costantini

• Hospital Cruz Vermelha

Linha de Cuidado em Neurologia

• Hospital Cruz Vermelha

• Instituto de Neurologia de Curitiba

Linha de Cuidado em Ortopedia

• Hospital Cruz Vermelha

• Hospital Vita

• Hospital São Vicente

Linha de Cuidado em Otorrinaliringologia:

• Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO);

10.4 Como funcionam os Centros de Referência?

Na linha de cuidado para as quais esses Centros figuram, como Referência, aos beneficiários do ICS a garantia de:

• consultas eletivas pré-agendadas ( dentro dos prazos exigidos pela ANS );

• exames complementares especializados requeridos eletivamente realizados pelo próprio Centro;

• internações eletivas, quando indicadas nos atendimentos eletivos;

• internações de emergência, quando indicadas nos atendimentos de emergência;

• integração entre os diferentes pontos de atenção do Centro de Referência e o ambulatório do Centro de Saúde do ICS.

10.5 O que é uma linha de cuidado?

Uma linha de cuidado funciona como um itinerário, previamente preparado, para permitir que você tenha, através dela, trânsito facilitado (fluxos), que lhe permita alcançar todos os serviços (consultas, exames, terapias, etc.) de necessidade para obter a cura ou controle de seu problema de saúde.

10.6 O que eu encontro na lista de Rede de Serviços do Plano?

Você encontrará dados sobre todos os estabelecimentos de saúde que compõem a rede de prestadores de serviços de saúde do ICS. Esses dados incluem o nome, endereço, telefone, tipo de atendimento que realiza, e outras informações importantes para sua orientação. Essas informações se encontram disponíveis no Portal do ICS, na página inicial, aplicativo Rede de Serviços.

10.7 Qual a diferença entre Pronto Socorro e Pronto Atendimento?

Pronto Atendimento é diferente de Pronto-Socorro.

O ICS oferece os dois tipos de atendimento na sua rede credenciada.

O ideal é utilizar o local mais adequado para o atendimento do tipo de emergência que se apresenta. Procurar atendimento no lugar certo contribui para que o atendimento aconteça de forma mais rápida e com melhor resultado.

• Situações que ponham em risco a vida, ou possam causar danos definitivos à saúde, devem ser atendidas em Pronto-Socorros de Hospitais. Acidentes de trânsito e de trabalho, agressões por arma de fogo ou arma branca, fraturas, hemorragias, picadas de animais peçonhentos (cobra, aranha, taturana, escorpião), dor torácica, diabetes descompensada, dificuldades respiratórias severas, são situações que requerem atendimento em estruturas hospitalares.

• Doenças ou situações agudas, que se manifestam através de sinais e sintomas como febre, diarréia, dor de cabeça, dor de garganta, dor de ouvido, dores nas costas, podem ser atendidas em serviços de Pronto Atendimento não, necessariamente, vinculados a Hospitais.

• Doenças crônicas, que se manifestam através de sinais e sintomas que perduram por semanas ou meses, devem ser atendidos em ambulatórios eletivos (clínicas ou consultórios médicos, com consulta pré-agendada).

Centro de Saúde ICS

11.1 O que é o Acolhimento, divulgado como estratégia do Centro de Saúde do ICS?

O Acolhimento não é um espaço, não é uma sala em posição estratégica e nem, muito menos, um setor de triagem ou marcação de consultas. Acolher é estar atento e receptivo aos problemas do outro, estar disposto a assumir o compromisso de dar respostas às suas necessidades, de encontrar o melhor modo de atender. O acolhimento é uma estratégia implantada, na Clínica Médica, na Odontologia, na Pediatria, na Gineco-Obstetrícia do Centro de Saúde do ICS. O acolhimento humaniza e permite a melhor organização do trabalho em saúde.

11.2 O que o Plano cobre na área de obstetrícia?

O beneficiário tem a Obstetrícia, incluso em seu plano, com atenção integral à gestante, sem custo adicional, com assistência:

• pré-natal;

• parto;

• puerpério;

• custos hospitalares, no Hospital de Referência do ICS (Maternidade Santa Brigida);

• acomodações em enfermaria de até 2 (dois) leitos, com banheiro, conforme Art. 12 do Regulamento.

• Programa Mãe ICS;

• Curso de Preparação e Orientação às Gestantes.

11.3 Após o parto, a gestante e o bebê continuam com acompanhamento?

O Serviço Social do ICS visita, sistematicamente, todas as gestantes que se internam na maternidade de referência do ICS, com o objetivo de avaliar a qualidade do atendimento por elas recebido, assim como para lhes garantir a continuidade da atenção. Na maternidade, a nova mamãe recebe as orientações necessárias para a garantia da continuidade do seu atendimento (consulta puerperal), com o mesmo médico que fez o seu pré-natal. Na mesma oportunidade lhe é oferecida a primeira consulta do seu bebê, com o médico do Centro de Saúde, que deverá vir a ser o pediatra de referência da criança.

11.4 Qual é o horário de atendimento dos médicos e odontólogos no Centro de Saúde ICS?

O Horário de atendimento no Centro de Saúde ICS é das 8h às 19h, em dias úteis.

11.5 O Centro de Saúde ICS possui atendimento de emergência pediátrica?

Não. O Centro de Saúde do ICS não possui atendimento de emergência em Pediatria. Para receber esse tipo de atendimento os beneficiários do ICS contam com dois serviços contratados: o P.A. do Hospital Vitória e o Pronto Socorro Infantil do Hospital Evangélico de Curitiba.

11.6 Não tenho consulta agendada para meu filho, que atitude devo tomar para que ele possa ser atendido?

Não se tratando de emergência, marque uma consulta eletiva, preferencialmente com o pediatra de referência do seu filho. No Centro de Saúde do ICS existe uma equipe com pediatras suficientes para que o período de espera esteja dentro do preconizado pela ANS, para consultas eletivas.

Caso você tenha alguma dificuldade para marcar essa consulta, e seu filho já tenha um pediatra de referência, ligue para o Acolhimento da Pediatria, fone:3330-6174. A enfermeira da pediatria poderá viabilizar esse atendimento.

11.7 Em que horário funciona a Pediatria do ICS?

A Pediatria, assim como todos os demais serviços do Centro de Saúde do ICS funcionam das 8h às 19h e 30 min, nos dias úteis. Este serviço não atende urgências e emergências, para isso, o beneficiário conta com nossa rede credenciada de pronto-socorro.

11.8 Como funcionam os serviços de Psicologia e como faço para ter acesso?

O Serviço de Psicologia do Centro de Saúde do ICS tem como foco o atendimento da Depressão. Beneficiários que tenham interesse nesse tipo de atendimento devem agendar uma avaliação inicial com a equipe (telefone 3330-6088) de psicólogas do Centro de Saúde. Os atendimentos seqüenciais serão feitos em sessões/terapias de grupo.

Há também uma ampla rede de psicólogos credenciada, cujo atendimento inicial deve ser agendado diretamente em seus consultórios ou clínicas (endereços e telefones disponíveis no Portal do ICS / Rede Contratada).