Profissionais do ICS participam de capacitação sobre novo coronavírus

Profissionais do Instituto Curitiba de Saúde – ICS participaram nesta quinta-feira (30/01) de capacitação de medidas preventivas e controle do novo coronavírus, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os colaboradores do Centro de Saúde receberam instruções dos protocolos de manejo clínico da doença, de prevenção à transmissão e o procedimento de comunicação de um caso suspeito.

Embora ainda sem confirmação de casos no Brasil, o ICS mantém-se informado junto aos órgãos de saúde e tem adotado as medidas de precaução.

O Instituto intensificou o uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs) como luvas e máscaras cirúrgicas, sendo também disponibilizadas aos beneficiários com sintomas respiratórios, como coriza e tosse.

Em todos os andares do Centro de Saúde também foram reforçados os dispensers de álcool gel para uso tanto de beneficiários quanto colaboradores. A higienização constante das mãos é um grande aliado na prevenção de doenças respiratórias.

Sintomas e Prevenção

Os sintomas do novo coronavírus parecem com o de uma gripe ou resfriado comum, por isso, é importante que quem esteve em viagem recente para a região de início de circulação do vírus, a China, comunique aos profissionais de saúde.

Os sinais comuns da infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, dificuldade para respirar e falta de ar. Nos casos mais graves, a infecção pode evoluir para pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

As formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão sendo estudadas, mas sabe-se que a disseminação pode ocorrer de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias, por tosses e espirros em curta distância, ou contato com objetos contaminados. Confira dicas de prevenção:

Lavar as mãos com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença. 

Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após lavar as mãos).


Novo coronavírus