O programa tem o objetivo de promover o tratamento integral ao beneficiário com quadro clínico de obesidade, ou com sobrepeso elevado, com foco na adoção de hábitos de vida saudáveis a fim de reduzir o acúmulo de gordura corporal por meio de sensibilizações e intervenções educativas.

Com foco no emagrecimento saudável, os participantes passam por acompanhamento multiprofissional por pelo menos dois anos, conforme orientações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Ministério da Saúde.

Como funciona o programa de tratamento da obesidade do ICS?

O beneficiário passa por um acompanhamento multiprofissional: com nutricionista; endocrinologista e médico da família; assistente social; encaminhamento ao psicólogo, durante um período mínimo de dois anos. Além do acompanhamento dos profissioanis de saúde, são oferecidos módulos presenciais, com palestras de temas do programa.

Os pacientes que não atingirem os resultados para o tratamento da obesidade durante os dois anos de acompanhamento, são avaliados quanto a possível necessidade de tratamento cirúrgico (bariátrica), desde que cumpridos todos os requisitos preconizados pela ANS, suas diretrizes de indicação de cirurgia e obrigatoriedade de cobertura pelas operadoras de Saúde.

Quem tem indicação e cobertura pelo ICS para realização da cirurgia bariátrica?

1. Cobertura obrigatória, quando preenchido um dos critérios de idade listados no Grupo I e um dos critérios clínicos listados no Grupo II e nenhum critério listado no Grupo III:

Grupo I

a. Pacientes maiores de 18 anos;

b. Pacientes entre 16 e 18 anos, com escore-z maior que +4 na análise do IMC por idade e epífises de crescimento consolidadas.

Grupo II

a. Índice de Massa Corpórea (IMC) de 35 Kg/m2a 39,9 Kg/m2, com co-morbidades (doenças agravadas pela obesidade e que melhoram quando a mesma é tratada de forma eficaz) que ameacem a vida (diabetes, ou apnéia do sono, ou hipertensão arterial, ou dislipidemia, ou doença coronariana, ou osteoartrites, entre outras) com falha no tratamento clínico realizado por, pelo menos, 2 anos;

b. IMC de 40 Kg/m2a 49,9 Kg/m2, com ou sem co-morbidades; com falha no tratamento clínico realizado por, pelo menos, 2 anos;

c. IMC igual ou maior do que 50 Kg/m2.

Grupo III

a. Pacientes com quadro de transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo uso de álcool ou drogas ilícitas;

b. Limitação intelectual significativa em pacientes sem suporte familiar adequado;

c. Doença cardiopulmonar grave e descompensada que influenciem a relação risco benefício;

d. Dipertensão portal, com varizes esofagogástricas; doenças imunológicas ou inflamatórias do trato digestivo superior que venham a predispor o indivíduo a sangramento digestivo ou outras condições de risco;

e. Síndrome de Cushing decorrente de hiperplasia na suprerrenal não tratada e tumores endócrinos.

Como me inscrever no Programa de Tratamento da Obesidade?

Existem duas formas:

1ª. Presencial: Comparecer no DAPS que fica localizado no térreo do Centro de Saúde do ICS (antigo laboratório) na Rua Santo Antônio, nֻº 400 – Rebouças;

2ª. Remoto: Ligar para o telefone 3330-6088.