O programa tem objetivo promover o tratamento integral ao beneficiário em quadro clínico de obesidade (IMC > 30 Kg/m²), ou com sobrepeso elevado, com foco na adoção de hábitos de vida saudáveis a fim de reduzir o acúmulo de gordura corporal por meio de sensibilizações e intervenções educativas.

Com foco no emagrecimento saudável, os participantes passam por acompanhamento multiprofissisonal de pelo menos dois anos, conforme orientações da ANS e Ministério da Saúde.

Como funciona o programa de tratamento da obesidade do ICS?

O beneficiário passa por um acompanhamento multiprofissional, com nutricionista, endocrinologista, psicólogo e médico específico do programa,   durante um período mínimo de dois anos. Além do acompanhamento dos indicadores de saúde, são oferecidos módulos presenciais, a cada trimestre com palestras de temas diversos, sempre voltados para adoção de hábitos saudáveis e prevenção de doenças.

Os pacientes que não atingirem os resultados para o tratamento da obesidade durante os 2 anos de acompanhamento, são avaliados quanto a possível necessidade tratamento cirúrgico (bariátrica), desde que cumpridos todos os requisitos preconizados pela ANS, suas diretrizes de indicação de cirurgia e obrigatoriedade de cobertura pelas operadoras de Saúde.

Quem tem indicação e cobertura pelo ICS para realização da cirurgia bariátrica?

Idade entre 18 e 65 anos com falha no tratamento clínico realizado por, pelo menos, 02 anos e obesidade mórbida instalada há mais de cinco anos, quando preenchido um dos critérios do grupo I e nenhum do grupo II:

Grupo I:

1- Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 35 Kg/m2 e 39,9 Kg/m2, com co-morbidades (doenças agravadas pela obesidade e que melhoram quando a mesma é tratada de forma eficaz) que ameacem a vida (diabetes, ou apnéia do sono, ou hipertensão arterial, ou dislipidemia, ou doença coronariana, ou osteo-artrites, entre outras);

2 – IMC igual ou maior do que 40 Kg/m2, com ou sem co-morbidades.

Grupo II:

1 – pacientes psiquiátricos descompensados, especialmente aqueles com quadros psicóticos ou demenciais graves ou moderados (risco de suicídio);

2 – uso de álcool ou drogas ilícitas nos últimos 5 anos.

Todos os interessados no procedimento devem entrar em contato com o NAS e agendar consulta para avaliação médica e esclarecer possíveis questionamentos, telefone: 3330-6088.

Importante salientar que caso o indivíduo não tenha mudado seus hábitos de vida, hábitos esse que oferecem risco ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (má alimentação, sedentarismo, uso nocivo de álcool, etc.) provável que a obesidade se estabeleça novamente, mesmo se tiver realizado o procedimento cirúrgico.

Como me inscrever no Programa de Tratamento da Obesidade?

Pessoalmente no Núcleo de Atenção à Saúde que fica localizado no subsolo do Centro de Saúde do ICS, pelo telefone 3330-6088 ou via e-mail para o endereço nasics@ics.curitiba.pr.gov.br.

Cronograma de 2020

27/03 – 26/06 – 25/09 – 27/11

* As datas acima são passíveis de alteração

Horário: Turma do período da manhã das 9h às 11h e Turma do período da tarde das 14h às 16h.

Local: auditório do Centro de Saúde do ICS, subsolo