As guias de exames e procedimentos, solicitados pelo médico, possuem validade de 90 dias – a partir da data da liberação – para realização.

Após esse período, o beneficiário deve retornar ao médico para uma nova avaliação e emissão de uma nova guia.

As liberações das guias de exames são feitas através do sistema online SISREG-ICS. Todos os credenciados do plano de saúde conseguem emitir as guias de autorização para realização de procedimentos ambulatoriais.

No Portal do Beneficiário e aplicativo do ICS é possível consultar as guias de exames e acompanhar a liberação.

Caso o exame não tenha sido solicitado no sistema do ICS, o beneficiário pode fazer a inclusão da guia no sistema ligando no Teleatendimento, telefone 3131-6100, informando o nome do médico solicitante, número do CRM, código do exame/procedimento, quantidade, justificativa e data da consulta.

A solicitação de inclusão do exame pode ser realizada das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta.

Liberação da Guia

Exames eletivos, de baixa e média complexidade e baixo custo, possuem a guia automaticamente liberada. Já procedimentos eletivos de alta complexidade e custo, são analisados e liberadores pela auditoria médica do ICS, sendo possível o paciente acompanhar a liberação da sua guia de exame através do Portal do Beneficiário e aplicativo do ICS.

Com a guia liberada, o beneficiário pode se dirigir diretamente ao prestador onde vai realizar o exame ou procedimento. Nesse processo, é fundamental que a requisição fornecida pelo médico contenha as seguintes informações:

a)      Nome completo do paciente;

b)      Procedimento a ser realizado, preferencialmente com código;

c)       Justificativa e data da solicitação;

d)      Nome completo, CRM e assinatura do médico.

Guias de Exame